
O Governo do Piauí deu início ao processo de transição dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Agespisa para a Aegea, empresa que assumiu a concessão na Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE).
O contrato foi firmado no final de dezembro de 2024 e prevê um investimento de R$ 9,6 bilhões ao longo de 35 anos, com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade do saneamento básico em todo o estado.
Para assegurar a eficiência e a continuidade do processo, foi criado um Comitê de Transição, composto por representantes de órgãos estaduais, da Agespisa, da Aegea e de prefeitos dos municípios abrangidos pela concessão.
Esse comitê será responsável pela troca de informações e coordenação das ações iniciais.
Durante o período de transição, estimado em até 180 dias, a Aegea realizará um mapeamento dos sistemas de abastecimento e esgoto existentes, utilizando tecnologias como drones e câmeras 360º para identificar prioridades e planejar os investimentos.
A fase inicial também inclui a implementação de uma central de atendimento 24 horas e a criação de 1.800 empregos diretos, beneficiando a capital e o interior do estado.
A nova concessão abrange os 224 municípios piauienses, com metas ambiciosas de universalização.
Até 2033, espera-se que 99% da população tenha acesso a água potável, e até 2040, 90% dos domicílios deverão contar com coleta e tratamento de esgoto.
A superintendente de Parcerias e Concessões, Monique Menezes, destacou que o contrato alinha investimentos com metas de cobertura e qualidade.
“Na próxima semana, realizaremos visitas aos municípios para mapeamento dos ativos existentes. Esse é um passo importante para garantir a ampliação dos serviços no estado”, afirmou.
COMBATE AO TRÁFICO BPRONE prende suspeito e apreende drogas e arma artesanal na Zona Norte de Teresina
OPERAÇÃO Polícia Civil e Militar apreendem medicamentos para emagrecimento em condomínio na Zona Leste de Teresina
COMBATE AO CRIME Suspeito apontado como liderança de organização criminosa é preso em Teresina
PROTEÇÃO INFANTIL Prefeitura de Teresina define novas áreas de atuação dos Conselhos Tutelares do município
MEGA OPERAÇÃO Esquema milionário: DF Group movimentou R$ 100 milhões com promessa de lucro fácil no PI
BRIGA DE TRÂNSITO Motorista por aplicativo é preso após espancar colega durante briga de trânsito em Teresina (PI)
MATERNIDADE Polícia prende suspeita de tentativa de sequestro de recém-nascida em maternidade de Teresina
INVESTIGAÇÃO Tentativa de sequestro de recém-nascida em maternidade de Teresina (PI) ganha novos desdobramentos
FISCALIZAÇÃO Teresina reforça fiscalização em escolas para cumprimento da Lei Alice
Mín. 19° Máx. 37°