A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), por meio do Programa Travessia – Categoria Neurodiversidade, levou nesse sábado 35 pessoas autistas ao Teatro Arthur Azevedo para assistir ao espetáculo "O Natal da Cigarra Autista". A ação foi solicitada pela Associação dos Amigos dos Autistas do Maranhão (AMA) e contou com vans adaptadas para garantir o transporte gratuito, confortável e acessível dos usuários.
O musical, protagonizado pela cantora maranhense Ana Torres, encantou o público com canções natalinas em diversos idiomas e reforçou a importância de integrar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diferentes espaços sociais. Conduzido de forma lúdica e acessível, o espetáculo abriu caminho para discussões sobre políticas públicas voltadas ao TEA e retratou a necessidade de ampliar o conhecimento popular sobre o transtorno.
Para o presidente da MOB, Adriano Sarney, essa iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com a inclusão e a mobilidade. “A cultura deve ser acessível a todos, e proporcionar essa experiência para crianças neurodiversas é algo que nos enche de alegria. Isso reforça que o Programa Travessia vai além do transporte, ele também oportuniza momentos de lazer, reflexão e alegria. Seguindo a orientação do governador Carlos Brandão, o Travessia faz a diferença como uma política pública de inclusão em todas as áreas”, destacou.
Entre as crianças que assistiram ao espetáculo estava Ramon Victor, que tem autismo. Sua mãe, Ivana, expressou sua gratidão pela experiência. “Foi simplesmente maravilhoso e cheio de reflexões importantes! Sou grata por ter a oportunidade de assistir a um espetáculo tão lindo e, mais do que isso, por sentir a emoção do meu filho, com os olhos brilhando em cada apresentação. Esses momentos não têm preço. Agradeço à MOB e ao Programa Travessia por nos proporcionarem essa experiência com tranquilidade e segurança.”, ressaltou Ivana
Natal do Maranhão
Além de apoiar a ida a esse espetáculo natalino, o Programa Travessia também está presente no Natal do Maranhão, organizado pelo Governo do Estado, garantindo transporte acessível para pessoas com deficiência.
As vans adaptadas têm levado usuários para a Vila Encantada, no IPEM, e para a programação no Centro Histórico. “Com o Travessia, estamos garantindo que todos possam vivenciar o espírito natalino com acessibilidade e conforto. O apoio a esse espetáculo inclusivo reflete o compromisso da MOB, sob orientação do presidente Adriano Sarney, em tornar o Natal do Maranhão mais acessível e acolhedor para todos”, explicou Isabelle Passinho, diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB.
O espetáculo “O Natal da Cigarra Autista” segue em cartaz no Teatro Arthur Azevedo e continua emocionando o público com sua mensagem de empatia, respeito e igualdade. Para os usuários do Programa Travessia, o evento marcou não apenas uma tarde de cultura, mas um passo na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Mín. 23° Máx. 36°