Quarta, 18 de Dezembro de 2024
31°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

2025: o que esperar para o mercado milho?

Podemos ter uma semana negativa para o milho, diz análise

18/12/2024 às 10h59
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
2025: o que esperar para o mercado milho?

A Análise do Especialista divulgada pela Grão Direto nesta segunda-feira (16), na última semana informou que o cenário agropecuário brasileiro para 2025 apresenta otimismo em relação à produção de milho e à valorização da arroba do boi gordo. As condições climáticas atuais são favoráveis ao desenvolvimento do milho primeira safra nas principais regiões produtoras, como Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Previsões indicam chuvas regulares e temperaturas elevadas nos próximos 15 dias, elementos cruciais para o bom desempenho vegetativo da cultura em 2025.

Para o milho segunda safra, a continuidade das chuvas até abril, coincidente com o período de plantio nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, projeta condições adequadas para o cultivo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de milho em 2025 deve ser a segunda maior da história, consolidando o país como um dos principais exportadores globais da commodity, conforme apontado pelo Grão Direto.

Segundo a análise, após uma forte alta nas cotações do boi gordo, o aumento no volume de entregas físicas por parte dos pecuaristas pressionou os preços para baixo. No entanto, para 2025, o cenário indica uma arroba mais valorizada, sustentada pela virada do ciclo pecuário. 

Como maior consumidor de milho no Brasil, o setor de pecuária influencia diretamente o mercado do cereal. Na B3 o milho seguiu o movimento de queda recente. A expectativa para 2025, porém, é de um mercado do milho em alta até o início do plantio do milho segunda safra. Alterações na área plantada poderão mudar consideravelmente as projeções de produção total, trazendo volatilidade ao mercado.

De acordo com o Grão Direto, o  mercado caminha entre estoques globais reduzidos e uma safra brasileira em pleno desenvolvimento. Esse cenário refletiu no mercado físico, de forma que as cotações não acompanharam a B3 como em outros momentos. No curto prazo, porém, as pressões negativas, presentes desde o final da última semana, devem permanecer puxando as cotações. Com base nos argumentos anteriores, podemos ter uma semana negativa para o milho, acompanhando o desenvolvimento da safra aqui no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 10h10 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 37°

Qui 36°C 23°C
Sex 35°C 22°C
Sáb 39°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Seg 34°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias