Quarta, 05 de Fevereiro de 2025
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

Qual o futuro das máquinas agrícolas?

“Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força“

11/12/2024 às 08h19 Atualizada em 11/12/2024 às 08h30
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
Qual o futuro das máquinas agrícolas?

O mercado de máquinas agrícolas está à beira de uma grande transformação nos próximos dois anos, com a incorporação de tecnologias voltadas para eficiência, redução de custos operacionais e sustentabilidade. Segundo Camilo Ramos, CEO do Grupo Piccin, inovações como a eletrificação de máquinas, a multifuncionalidade dos equipamentos e a digitalização no manejo do solo estão no centro dessa revolução. Porém, a conectividade rural ainda representa um desafio significativo para a disseminação dessas tecnologias.  

Um exemplo de avanço tecnológico é o implemento Master Elétrica, desenvolvido pela Piccin, que substitui componentes hidráulicos por sistemas elétricos. A inovação elimina o uso de óleos e filtros, reduzindo custos de manutenção e impactos ambientais. Além disso, novas máquinas capazes de combinar operações como descompactação do solo, preparo e plantio em um único equipamento oferecem economia de tempo, combustível e maior durabilidade dos tratores.  

“Já no campo da tecnologia, a digitalização está ganhando força como uma ferramenta poderosa para melhorar a tomada de decisões e otimizar o uso de insumos. Podemos citar como exemplo o DNA do solo, que permite aos produtores mapear e analisar as propriedades em tempo real. Com essa solução, é possível identificar pontos específicos da propriedade que precisam de cuidados especiais, como descompactação mais profunda ou ajustes no uso de fertilizantes”, comenta.

A digitalização também tem ganhado espaço com ferramentas como a análise de DNA do solo, que permite identificar áreas que necessitam de manejo especial. Soluções como a plataforma Green X utilizam dados climáticos e de solo para ajudar os produtores a otimizar a aplicação de insumos, reduzindo desperdícios e custos operacionais.  

“Embora desafios como a conectividade rural e o custo de implementação de novas tecnologias ainda precisem ser superados, as soluções inovadoras estão abrindo caminho para um futuro mais eficiente e sustentável para o agro. A adaptação rápida a essas mudanças será um fator decisivo para os produtores que buscam aproveitar as oportunidades oferecidas por essas novas tecnologias e garantir sua rentabilidade no longo prazo”, conclui.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 01h09 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qui 33°C 21°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 31°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias