
De acordo com levantamentos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço do boi gordo, que vinha registrando alta constante desde o início do semestre, apresentou queda nos últimos dias. Após alcançar a máxima nominal de R$ 352,65/@ na última quarta-feira (27), o Indicador CEPEA/B3 encerrou na terça-feira (3) cotado a R$ 336,40/@, uma redução de 4,4% em comparação à terça anterior.
Pesquisadores do Cepea indicam que a principal causa do recuo foi a forte queda repentina no mercado futuro do boi (B3). Esse movimento influenciou diretamente o mercado físico, onde frigoríficos aproveitaram para pressionar as cotações para baixo. Com o enfraquecimento dos preços futuros, muitos pecuaristas que aguardavam para negociar seus lotes decidiram vender no mercado spot. Esse aumento repentino da oferta permitiu aos frigoríficos alongar as escalas de abate a valores mais baixos.
Apesar da retração nas cotações, muitos produtores optaram por interromper as negociações, esperando por uma melhor definição dos preços. Sem mudanças nos fundamentos do mercado, a cautela prevalece entre os pecuaristas, aponta o Cepea.
Ceará Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco do Piauí, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Gado Como usar ureia na alimentação do gado durante a estiagem sem correr riscos
Ração barata Como baratear a ração da galinha caipira na seca usando sorgo e leucena
Mercado Mercado de grãos no Nordeste apresenta forte variação entre regiões produtoras e centrais de abastecimento
Piauí Feira da Agricultura Familiar homenageia cacica Dan por trajetória de resistência e defesa dos povos indígenas do Piauí
Seca Agricultura familiar do Nordeste enfrenta o desafio de produzir na transição para o período de estiagem
Projeto vetado Governo veta projeto que mantinha benefícios sociais para trabalhador safrista Mín. 22° Máx. 34°