Quarta, 04 de Dezembro de 2024
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

Déficit de armazéns no Brasil aumenta

A falta de soluções concretas contribui para um ciclo de problemas recorrentes

03/12/2024 às 08h17
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
Déficit de armazéns no Brasil aumenta

O déficit de capacidade estática de armazenagem no Brasil atingiu níveis alarmantes. De acordo com Isan Rezende, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (FEAGRO MT) e do Instituto do Agronegócio, o país registrou, em 2023, um déficit de 118 milhões de toneladas, um aumento significativo em relação às 83 milhões de toneladas do ano anterior. Esse crescimento reflete o aumento contínuo da produção de grãos a cada safra, sem a devida expansão na infraestrutura de armazenamento.  

Rezende destaca a ausência de um planejamento estratégico eficiente para mitigar perdas de produtos, prejuízos financeiros e gargalos logísticos. Esses fatores limitam a eficiência do setor e prejudicam a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário internacional. Segundo ele, a falta de soluções concretas contribui para um ciclo de problemas recorrentes, impactando negativamente produtores e a economia nacional.  

Outro grande desafio enfrentado pelos agricultores é a dificuldade em acessar linhas de financiamento adequadas. Além de taxas de juros elevadas e prazos incompatíveis, muitas linhas exigem a hipoteca da área como garantia, o que desestimula investimentos em armazenagem. A burocracia no processo de obtenção de licenças ambientais, licenças prévias e licenças de operação para a construção de armazéns agrava ainda mais o cenário.  

Rezende alerta que esses entraves burocráticos e financeiros precisam ser tratados como prioridade nacional. Ele reforça que a solução passa por políticas públicas que incentivem a construção de armazéns com financiamento acessível, desburocratização dos processos e um planejamento estratégico focado em garantir a eficiência e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 04h10 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 34°

Qui 35°C 22°C
Sex 36°C 21°C
Sáb 36°C 21°C
Dom 37°C 23°C
Seg 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias