
Representantes de incubadoras de empresas, parques tecnológicos, governo e instituições de ensino e pesquisa se reúnem nesta semana, em São José dos Campos (SP), para discutir empreendedorismo e inovação no país. A 34ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que reúne 420 desses ambientes de inovação, começou nessa segunda-feira (2) e vai até quinta (5).
Ambientes de inovação são espaços que favorecem a inovação e o empreendedorismo no meio empresarial, sendo base para uma economia fundamentada no conhecimento. Um exemplo são as incubadoras, locais que dão suporte a pequenas empresas em seus primeiros anos de vida. Outro são os polos tecnológicos, que reúnem empresas e centros de pesquisas, aproximando o desenvolvimento tecnológico e a formação de profissionais do meio empresarial.
"Os ambientes de inovação são aqueles que trabalham a criação de empresas de base tecnológica, a alavancagem dessas empresas e o desenvolvimento de novas tecnologias", explica a presidente da Anprotec, Adriana Ferreira de Faria.
O objetivo do evento é compartilhar práticas, estratégias, ferramentas e tendências do setor, além de debater o papel dos ambientes e ecossistemas de inovação.
"Essa é uma conferência realizada há quase 40 anos. No evento deste ano, será discutido o papel desses ambientes de inovação para o desenvolvimento econômico e social do território onde eles estão. Esse desenvolvimento ocorre primeiro pela criação dessas empresas, que vão gerar emprego e renda de qualidade", afirmou Adriana.
O Brasil comemora este ano quatro décadas de seu ambiente de inovação, contadas a partir do primeiro edital de apoio a parques tecnológicos no país, em 1984. Em dezembro daquele ano, foram criados os primeiros parques brasileiros: em São Carlos (SP) e em Campina Grande (PB).
*O repórter viajou a convite da Anprotec
Piauí Governo do Estado anuncia conclusão da rodovia Transcerrado para abril de 2026
Apresentação Coral Mil Vozes emociona em apresentação de Natal
Assédio Educador físico é suspeito de importunação sexual contra adolescente com autismo no Ceará
Geral Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 58 milhões
Piauí Programa Centelha 3 amplia alcance da inovação no Piauí com projetos de 68 cidades e investimento acima de R$ 6 milhões
Geral Sambistas farão shows na praia de Copacabana em janeiro
Recuperação Menino esfaqueado por adolescente volta a caminhar após sair do coma.
Tumulto Pai de estudante tenta expulsar DJ de formatura por causa de letra de música, e festa acaba em agressões e bate-boca generalizado
Clima Frente fria provoca temporais e deixa grande parte do Brasil em alerta nesta terça-feira Mín. 22° Máx. 34°