
A frente fria avança pelo Centro-Sul do Brasil, trazendo condições de chuvas elevadas que devem persistir ao longo do final de semana. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, o fenômeno, característico desta época do ano, está mais associado às instabilidades do que a uma queda acentuada de temperatura.
Região Centro-Sul:
No Centro-Sul, as instabilidades se intensificarão, especialmente em áreas do norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Destaque para os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, onde há previsão de temporais localizados. As temperaturas seguirão elevadas, favorecendo a sensação de abafamento devido ao aumento da umidade no ar.
Impacto na agricultura
Para as lavouras de soja, milho e algodão, as chuvas previstas para o Centro-Sul são benéficas, garantindo bons níveis de umidade no solo e auxiliando no desenvolvimento das culturas. Entretanto, os temporais localizados podem causar danos em regiões específicas, exigindo atenção redobrada dos produtores.
No extremo sul do Rio Grande do Sul, a aproximação de uma massa de ar mais frio pode levar as temperaturas a caírem até domingo, com chuvas intensas em curto período de tempo. Essa condição favorece o cultivo de culturas como o arroz, que necessita de solo com boa disponibilidade hídrica.
Região Norte e Nordeste:
Enquanto isso, no norte e nordeste do Brasil, o final de semana será marcado pelo predomínio do sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar. Essa condição desafia culturas como o cacau e o café, que demandam maiores níveis de umidade para o bom desenvolvimento.
Perspectiva para dezembro
Entrando no mês de dezembro, a primeira quinzena promete chuvas mais recorrentes e volumosas entre o norte do Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo e o eixo sudeste de Minas Gerais, com acumulados que podem superar 300 mm em 15 dias — acima da média histórica para o período.
Por outro lado, no meio-norte do país, as precipitações serão mais irregulares e espaçadas. Apesar disso, os estoques de umidade no solo estão adequados devido às chuvas acima da média registradas nas últimas semanas, oferecendo boas condições para o desenvolvimento das lavouras de milho e soja.
Gabriel Rodrigues alerta para a necessidade de monitoramento constante, principalmente nas áreas com previsão de temporais. As chuvas irregulares na região norte exigem estratégias para conservar a umidade do solo, enquanto no centro-sul, a atenção deve estar voltada para os riscos de alagamentos e erosão do solo.
Projeto de Lei Senado aprova projeto de lei para autorizar compra de alimentos e formação de estoques reguladores
Agricultura Novas evidências científicas sobre o uso de cranberries
Clima Clima instável em julho acende alerta para produtores de laranja em SP
Doce de fava Doce de fava com leite de coco babaçu vira atração na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Anticorpos “Língua eletrônica” brasileira detecta anticorpos da gripe aviária em seis minutos
“Perfume” Embrapa descobre fungo que altera “perfume” do milho e ajuda no combate a pragas
Piauí Rock, forró e cultura popular movimentam a programação da III Feira da Agricultura Familiar nesta sexta (3) e sábado (4)
Piauí Especialista referência nacional no combate à desertificação profere palestra no II Encontro da Agricultura Familiar no sábado (04)
Piauí Agricultores de todo o Piauí iniciam a III Feira da Agricultura Familiar com expectativa de boas vendas e novos mercados Mín. 19° Máx. 38°