Terça, 26 de Novembro de 2024
30°

Tempo limpo

Teresina, PI

Agricultura Agricultura

A importância da Lei do Bem no estímulo à inovação

Apesar de sua relevância, a Lei do Bem enfrenta desafios

26/11/2024 às 10h45
Por: Helorrany Rodrigues Fonte: Agrolink
Compartilhe:
A importância da Lei do Bem no estímulo à inovação

Completando 19 anos em novembro, a Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005) consolidou-se como o principal instrumento para impulsionar a inovação e a competitividade no Brasil. Segundo Rafael Costa, Director Latam Hub do FI Group, consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à P&D, a legislação beneficia empresas tributadas pelo regime de Lucro Real, permitindo deduções fiscais de despesas com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Entre 2014 e 2022, 5.588 empresas submeteram 18.171 projetos ao programa, reforçando seu papel estratégico no avanço tecnológico do país.  

Apesar de sua relevância, a Lei do Bem enfrenta desafios, como a exigência de lucro fiscal, que exclui empresas sem resultados positivos. Alternativas mais inclusivas, como a Lei de Informática e o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), permitem benefícios mesmo sem lucro, ampliando a adesão. Além disso, a concentração de projetos no Sudeste (10.823) e Sul (5.309) revela desigualdades regionais, enquanto setores como Agroindústria, Construção Civil e Têxtil ainda apresentam potencial inexplorado.  

Para Rafael Costa, a Lei do Bem é um vetor estratégico para transformar inovação em vantagem competitiva. Contudo, ele destaca a necessidade de revisões estruturais, como a eliminação da exigência de lucro fiscal e sua integração à reforma tributária. O futuro da inovação no Brasil depende de políticas mais acessíveis e do reconhecimento de que investir em PD&I é essencial para o desenvolvimento sustentável e econômico do país.

“O fato é que a inovação se tornou um pilar estratégico para o fortalecimento da nova indústria brasileira e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico do país. Enquanto as entidades governamentais buscam equilibrar prioridades emergenciais, a expectativa é que a Lei do Bem receba atenção renovada, sendo aprimorada como parte de uma agenda ampla de incentivo à inovação. Empresas e governo, juntos, precisam enxergar a inovação não apenas como um custo, mas como um investimento prioritário para alavancar o desenvolvimento do futuro do Brasil”, conclui.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Helorrany
Helorrany
Sobre Helorrany Rodrigues é formada em Rádio e TV pela Comrádio do Brasil, cursou superior Jornalismo (incompleto) e técnica em Gestão Empresarial. Começou sua carreia aos 16 anos. É apresentadora do Jornal Verdes Campos Sat 1ª Edição, na Rede de Rádio Verdes Campos Sat e editora do Portal Verdes Campos. É natural de Curralinhos-PI e os 14 anos idade veio morar em Teresina. Em Teresina, estudou começou a trabalhar e continua com sua história profissional e pessoal.
Teresina, PI Atualizado às 09h09 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 39°

Qua 39°C 21°C
Qui 40°C 22°C
Sex 41°C 23°C
Sáb 41°C 22°C
Dom 39°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias