As máquinas agrícolas exercem um papel importante na agricultura familiar. No Brasil, o setor representa 23% do valor bruto da produção agropecuária nacional e 67% dos empregos no campo, conforme os dados do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar 2023, divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
A mecanização das pequenas propriedades tem proporcionado um aumento de produtividade, otimização de operações e maior sustentabilidade. Possibilitando que pequenos produtores expandam suas atividades, reduzam custos e se tornem mais competitivos no mercado. Agricultura familiar, regulamentada por lei, compreende propriedades de até quatro módulos fiscais, nas quais a mão de obra é principalmente familiar e cerca de 50% da renda é oriunda de atividades agrícolas. “O módulo fiscal é uma medida agrária que define a área mínima para que uma propriedade seja considerada economicamente viável. Esse tamanho varia conforme o município e a região”, argumenta Eder Pinheiro, coordenador de marketing de produtos tratores da Massey Ferguson.
Os tratores destinados à agricultura familiar devem ter, no máximo, 80 cavalos de potência, critério estabelecido para que os equipamentos possam ser financiados dentro de programas de incentivo voltados à implantação, ampliação ou modernização da produção, conforme informou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para escolher o trator mais adequado, avaliar a versatilidade do equipamento é fundamental. O especialista destaca a importância de definir qual será a principal função do trator para garantir que ele atenda às necessidades específicas da propriedade. “Em uma fazenda de produção de leite, por exemplo, o mesmo trator será utilizado para preparar o solo para pastagem, plantar milho, colher silagem e transportar o alimento para os animais no estábulo. Tratores agrícolas convencionais se adequam melhor a essa atividade. Se o foco for a produção de hortaliças ou café, um trator compacto pode ser a melhor opção”, detalhou.
Segundo o informado pela empresa, a tecnologia foi incorporada aos tratores de baixa potência com recursos como piloto automático, que oferece maior precisão nas operações, reduz erros operacionais e melhora o rendimento. Sensores que evitam falhas, monitoram a rotação do motor e identificam problemas, como filtros entupidos ou presença de água no combustível, também fazem parte desse avanço, minimizando riscos de danos para os produtores.
Além disso, essa mecanização contribui para uma produção sustentável nas pequenas propriedades. Tratores com motores modernos permitem uma operação mais econômica e ambientalmente consciente.
Mín. 22° Máx. 37°