O Congresso volta a receber iluminação rosa desta sexta (18) até segunda-feira (21) como parte das ações de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama — o Outubro Rosa. Os prédios da Câmara e do Senado também foram iluminados com a cor entre os dias 8 e 11 de outubro e receberam projeção de frases e imagens sobre o tema na última quarta-feira (16).
A iluminação atende a requerimento da Primeira-Secretaria do Senado
Federal relativas aos pedidos dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF) e Nelsinho Trad (PSD-MS)
O objetivo da campanha, realizada anualmente desde o início da década de 1990, é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença para aumentar as chances de cura e reduzir os casos de mortalidade.
O câncer de mama é o tipo com maior incidência em mulheres em todo o mundo. A prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco modificáveis e promover os fatores de proteção para a doença. Já o diagnóstico precoce consiste na abordagem oportuna das mulheres com sinais e sintomas suspeitos de câncer para identificação da doença em sua fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida.
É importante informar sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, bem como organizar a rede de atenção à saúde para garantir o acesso rápido e facilitado ao diagnóstico e tratamento da doença. A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. O exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Campanha na Câmara
Além da iluminação especial, a Câmara desenvolve desde o início do mês uma série de eventos e ações sobre o tema, em pareceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e com Procuradoria Especial da Mulher do Senado.
Mín. 21° Máx. 41°