
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou que seis pacientes foram infectados pelo vírus HIV após receberem órgãos transplantados. A situação está sendo investigada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), devido a suspeitas de irregularidades nos exames de sangue dos doadores, que apresentaram falsos negativos para o vírus.
Segundo Cláudia Mello, secretária de saúde do Estado, "esta é uma situação sem precedentes". O caso veio à tona no dia 10 de setembro, quando um paciente que havia passado por um transplante procurou atendimento hospitalar com sintomas neurológicos e testou positivo para HIV. O paciente não possuía o vírus antes da cirurgia.
Com a descoberta, amostras dos outros órgãos doados pela mesma pessoa foram analisadas, confirmando mais dois casos de infecção. Recentemente, um quarto receptor de órgãos testou positivo, elevando o número total de infectados para seis.
Os doadores haviam realizado exames de sangue no PCS Laboratórios, em Nova Iguaçu (RJ). A Anvisa, ao investigar o laboratório, constatou que a unidade não tinha os kits necessários para a realização dos testes de HIV e não apresentou documentos que comprovassem a compra dos materiais. Há suspeitas de que os testes tenham sido forjados, agravando ainda mais a situação.
Prazo Prazo para pagamento do IPVA no Piauí termina amanhã
Aceleração Digital Arquivo Público do Piauí digitaliza documentos históricos para preservar memória do estado
Morte Primeira morte por dengue em 2025 é registrada no Piauí
Muita água Forte chuvas em Teresina: correnteza arrasta bebê em avenida completamente alagada na zona sul da cidade
Vacinas Covid, hepatite, poliomielite e mais: vacinas são ofertadas no Shopping Rua Grande, em São Luís
Homenagem Desembargador Brandão de Carvalho presta homenagem a juiz efetivo que assumirá cargo no TRE-PI
Mín. 25° Máx. 39°