
Brigadistas da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), participaram, entre os dias 10 e 11 de setembro, de treinamento para prevenção e combate a incêndios florestais. A capacitação foi ministrada por profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), nas dependências do Parque Estadual Botânico do Ceará (PEBCE), localizado no município de Caucaia, e contou com aulas teóricas e práticas.

“Este curso é especialmente importante no contexto atual devido ao aumento da frequência e intensidade dos incêndios florestais, exacerbados por mudanças climáticas e outras variáveis. A capacitação contínua e o aprimoramento das habilidades dos brigadistas são cruciais para a proteção ambiental e a segurança das comunidades”, explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema, Gustavo Vicentino.

Na parte teórica, foram abordados dois tópicos principais: o primeiro sobre incêndios florestais, incluindo tipos, técnicas de combate e estratégias; e o segundo sobre o uso do aplicativo de georreferenciamento Alpine Quest, uma ferramenta essencial utilizada pelo CBMCE para a localização e gestão de áreas afetadas por incêndios.
Para garantir que os brigadistas possam atuar de forma eficiente e segura em situações de emergência, os brigadistas aprenderam a utilizar e manusear equipamentos de combate a incêndios, foram treinados em técnicas de linhas de defesa e praticaram o combate direto ao fogo.

O orientador da Célula de Educação Ambiental da Sema, Sergio Mota, atua como brigadista desde 2017 e aprovou a iniciativa. “O curso foi de suma importância para que a brigada da Sema esteja atualizada e preparada para atuar prontamente a um incêndio florestal, utilizando conhecimentos técnicos e tecnológicos, em sintonia com a metodologia do Corpo de Bombeiros”, pontuou.

Participam do curso 29 brigadistas, entre servidores da Sema e gestores de Unidades de Conservação (UCs).
O treinamento é um desdobramento do acordo de cooperação técnica entre a Sema e o Corpo de Bombeiros, que visa fortalecer a atuação conjunta em resposta a incêndios florestais e outras emergências ambientais. A colaboração entre as instituições é fundamental para garantir uma resposta eficaz e coordenada frente aos desafios impostos por incêndios e desastres naturais.
A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Previna) cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.
O Comitê é composto de uma Secretaria Executiva exercida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e de uma Sala de Situação, lotada na Funceme, responsável pelo monitoramento, por satélites meteorológicos, de focos de calor que podem representar possíveis queimadas ou incêndios florestais ao longo do território cearense, e das condições meteorológicas à superfície que facilitam a ocorrência e a propagação do fogo na vegetação.
O Previna conta, ainda, com a colaboração de importantes parceiros tais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e os Bombeiros, dentre outros.
ALERTA TEMPO Alerta amarelo: 181 municípios piauienses enfrentam perigo potencial de baixa umidade
ALERTA Defesa Civil emite “alerta severo” no Rio e prevê rajadas de vento de até 76 km/h nesta quarta
Apreensão Operação resgata 12 aves silvestres e conduz dois suspeitos em Parnaíba
Meio Ambiente ABES-SP debate água na Climate Week 2026
Clima Campo Maior entra em alerta de baixa umidade; Inmet emite aviso para 190 municípios do Piauí
Limpeza pública TJ-PI autoriza prosseguimento de licitação da limpeza pública em Teresina
METEOROLOGIA Ceará registra chuvas em 20 municípios nesta terça-feira (21); veja previsão para o estado
Chuvas Forte chuva de 141 mm atinge Floriano e Barão de Grajaú na madrugada desta quarta-feira
Queimadas O Calendário do Fogo no Piauí: Tecnologia e mudança de hábito contra os incêndios florestais Mín. 21° Máx. 38°