O Museu do Mar do Delta do Parnaíba, localizado no histórico Complexo Porto das Barcas, em Parnaíba, Piauí, registrou um total de 37 mil visitantes no primeiro semestre de 2024. A marca reflete o crescente interesse pela cultura e história da região, bem como a eficácia das estratégias implementadas pela instituição para atrair turistas e a população local.
Inaugurado há três anos, o Museu do Mar (MuMar) foi construído com o objetivo de valorizar o Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, e desempenha um papel crucial na salvaguarda, documentação e comunicação do legado cultural e ambiental da região. A missão do museu é, sobretudo, promover a educação ambiental e museal, sensibilizando o público para a importância da preservação do ecossistema único do Delta.
O primeiro semestre do ano é tradicionalmente desafiador para o turismo na região devido ao período chuvoso, que pode afetar a visitação. No entanto, o MuMar se preparou para enfrentar essa sazonalidade com ações direcionadas.
Segundo Ryck Costa, diretor do museu, houve um esforço concentrado em fortalecer o relacionamento com o trade turístico local. “Desde janeiro, estamos trabalhando estreitamente com agências de turismo, meios de hospedagem e transporte, além de aplicativos de mobilidade, para alinhar nossas atividades com o fluxo turístico da cidade”, afirmou o gestor.
Essa parceria permitiu ao Museu do Mar se estabelecer como o ponto central da vida noturna no Porto das Barcas, atraindo visitantes interessados em uma programação diversificada. O alinhamento com o trade turístico não só ajudou na divulgação das atividades do museu, mas também incluiu capacitações para empresários locais, incentivando-os a visitar e a promover o museu entre seus clientes.
Uma das estratégias de sucesso foi a criação de parcerias com hotéis e agências de turismo, que passaram a oferecer vouchers de meia entrada para seus hóspedes. Essa medida não apenas facilitou o acesso ao museu, como também proporcionou dados valiosos sobre o perfil dos visitantes, permitindo uma melhor compreensão de sua origem e motivações. Com essa iniciativa, o MuMar conseguiu atrair mais turistas e aumentar seu controle sobre a procedência dos visitantes, sejam parnaibanos, moradores locais ou turistas de outras partes do país.
Mín. 22° Máx. 40°