Domingo, 24 de Novembro de 2024
25°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Piauí

Governo do Estado vai implantar 70 sistemas de abastecimento em comunidades afetadas pela seca no Piauí

A perfuração de poços atenderá mais de cinco mil pessoas em diversas cidades do estado.

16/07/2024 às 17h52
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) implantará 70 sistemas de abastecimento de água com a perfuração de poços em diversas comunidades do estado que convivem com a seca. O investimento total para este projeto supera os R$ 11 milhões, recursos próprios do Governo do Piauí, do Orçamento Participativo (OPA), do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A implantação dos sistemas atenderá mais de cinco mil pessoas em diversas cidades do Piauí, são elas: Pau d’Arco, Betânia, Caridade, Curral Novo, Paulistana, Itainópolis, Teresina, Inhuma, Lagoa do Sítio, Esperantina, Curimatá, Massapê, Inhuma, Simplício Mendes, Piripiri e Pimenteiras.

O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou o impacto desta iniciativa para as populações que convivem diariamente com a escassez de água. "A construção desses sistemas de abastecimento com poços representa uma mudança significativa na qualidade de vida das comunidades afetadas pela seca. A água é um recurso essencial e sua ausência impacta negativamente na saúde, economia e no bem-estar social dessas regiões”, comenta o gestor.

Nos municípios de Betânia, Caridade, Curral Novo e Paulistana, o projeto beneficiará nove comunidades quilombolas, que terão acesso a uma infraestrutura hídrica para melhorar suas condições de vida.

“Este projeto não apenas atende às necessidades imediatas de acesso à água, mas também promove um desenvolvimento sustentável. Os sistemas de abastecimento com a perfuração de poços é uma solução eficaz e duradoura para a escassez hídrica, permitindo que as comunidades possam se desenvolver de forma mais equilibrada e sustentável”, concluiu o diretor-geral do Idepi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias