A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) segue com as ações do Ônibus Lilás, e no dia 23 deste mês, o município de Sussuapara será beneficiado com uma série de serviços voltados para a proteção e empoderamento das mulheres. O atendimento será realizado na Escola São Sebastião, localizada na rua Joaquim Pereira Leal, 1006, no Centro da cidade.
As rotas deste mês contemplam municípios de cinco territórios distintos: Território Vale do Guaribas, com ações em Picos e Sussuapara; Território Vale do Candindé, em Oeiras; Território Serra da Capivara, com ações em São Raimundo Nonato e Dirceu Arcoverde; Território Vale do Sambito, em Inhuma; e Território dos Cocais, que abrange Piripiri.
O Ônibus Lilás oferece serviços essenciais às mulheres, como orientações sobre a Lei Maria da Penha, registro de boletins de ocorrência (B.O.), emissão de novo RG, além de atendimentos psicossociais. Essas ações são fundamentais para prevenir e combater a violência doméstica. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Para a secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, as parcerias são fundamentais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres.
Neste mês, o Ônibus Lilás já percorreu Regeneração, Piracuruca e Teresina, levando assistência e informação. As atividades começaram no dia 2, no Quilombo Brejo Grande, em Regeneração, em parceria com o projeto “Esperanças e Zabelês”. Seguiram para Teresina, no dia 6, e estiveram em Piracuruca entre os dias 12 e 14.
No dia 18, o Ônibus Lilás chegará a Piripiri, integrando as atividades do Pirifolia, onde permanecerá até o dia 21 de julho. Em Inhuma, o ônibus chega no dia 22. Após Sussuapara, no dia 23, o Ônibus Lilás irá a Picos, no dia 24; São Raimundo Nonato, no dia 25, durante o Festival Ópera da Serra da Capivara; e Dirceu Arcoverde, no dia 26. Nos dias 30 e 31 de julho, o Ônibus Lilás estará em Oeiras, atendendo as comunidades quilombolas Canadá Corrente, Cantinho Corrente, Queiroz e Canto Fazenda Frade.
Julho das Pretas e Projeto “Esperanças e Zabelês”
O projeto “Esperanças e Zabelês” é realizado em parceria com a SSP, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a Sempi. As ações integradas são uma parceria do Governo do Piauí para fortalecer a política de igualdade racial, enfrentar a violência contra mulheres, combater o racismo estrutural e o racismo institucional, em uma iniciativa que está dialogando com várias comunidades.
Neste Julho das Pretas, a Sempi fortalece a luta contra o racismo e a violência que afetam diretamente a vida das mulheres negras. Desde 2013, o mês de julho é marcado por ações voltadas para a população negra, em alusão ao dia 25 de julho, Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, e também ao Dia Nacional de Tereza de Benguela.
Mín. 21° Máx. 40°