
O equipamento reúne beleza cênica, preservação ambiental, formação e atividades culturais. Três shows gratuitos ocorrem no fim de semana de aniversário
Para celebrar e festejar dois anos de um lugar lindo, que recebe e acolhe quem chega, que abraça o rio, o mar e o mangue, foi realizado um encontro simples e repleto da beleza que a natureza tem. O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba completa dois anos em julho e comemorou ao pôr do sol desta sexta-feira, 05, reunindo as pessoas que participaram de momentos do projeto, construção, lançamento e gestão deste espaço público.
Estiveram presentes, além dos permissionários e dos visitantes, representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto Dragão do Mar e da Associação dos Empreendedores Permissionários do Polo de Gastronomia Tradicional do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba (ASPEG). Todas as pessoas ficaram em roda e compartilharam seus momentos de alegria nesses dois anos.

O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba é um equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
“A Sabiaguaba é um presente para todas as pessoas: aqui, conhecemos mais dos povos tradicionais remanescentes na Capital, temos contato com pessoas que amam e preservam sua terra e seu lugar, com pessoas e profissionais que colocam seus talentos e formação para construir aqui relações harmoniosas entre a população local e os visitantes; entre as necessidades produtivas e a preservação deste espaço de natureza exuberante, farta e plena.”, afirma Isabel Cristina Fernandes, gestora do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba.
“A gente celebra e comemora muitas conquistas nestes dois anos e muito mais virá. Neste círculo que formamos, estão pessoas que contribuem muito o desenvolvimento do nosso lugar, esse lugar que amamos, chamado Sabiaguaba”, destaca Luiza de Sousa, presidente da ASPEG e da Associação dos Nativos, Moradores e Amigos da Sabiaguaba (ANMAS).
“Quantas coisas a gente viveu aqui nesses 2 anos! Olhar assim pra essas pessoas em círculo, juntos, e também enxergar o que nós, juntos, estamos conseguindo construir, completando esse ciclo. E todas as pessoas são importantes nesse processo: os permissionários, colaboradores dos quiosques, a gestão direta, que lida no dia a dia do Complexo, e é ligada ao Instituto Dragão do Mar, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Todos esses atores são importantes completarmos esses dois anos celebrando.”, ressalta Rachel Gadelha, diretora-presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM).
“Quero destacar a importância desse equipamento para a cidade de Fortaleza e para o Ceará, quero também abraçar dona Alice e dona Jocélia e, por meio delas, abraçar a todos e a todas dessa comunidade que também me abraçou. Para a Sabiaguaba, o Complexo é hoje um espaço fundamental de vocação turística e promove a valorização dessa culinária afetiva, tradicional, do mangue aliada à fruição cultural e ambiental.”, salienta Caio Quinderé, coordenador de Ação Cultural do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba.
Esse projeto é resultado de muitas ações e relacionamento com a comunidade que hoje compõe os permissionários: na época da elaboração, após um concurso de projetos, foram feitas reuniões com a Associação [ANMAS], oficinas, a Luiza [Souza, presidente da ANMAS] esteve muito presente com a gente, para conseguirmos reunir todo mundo e formar o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba. Por isso, hoje, comemoramos estar aqui, celebrando dois anos, e dando boas notícias, avisando que melhorias virão.”, frisou Fernando Bezerra, secretário Executivo da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema).
Meio Ambiente Municípios firmam acordo com MPPI para encerrar lixões e ampliar gestão adequada de resíduos
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Fiscalização Polícia Ambiental apreende 40 aves silvestres mantidas irregularmente em Buriti dos Lopes
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas
Lixão a céu aberto Moradores de Boqueirão do Piauí clamam por solução diante de lixão a céu aberto
Temporal Temporal com fortes ventos causa danos e assusta moradores em Piracuruca-PI
Piauí Governo do Piauí implanta protocolo inédito com drones e IA para investigar maus-tratos a animais
Piauí Projeto da Semarh utiliza tecnologia para plantio de mudas e reflorestamento de áreas degradadas pela desertificação em Gilbués Mín. 21° Máx. 35°