
O autor maranhense Diego Freire fará uma leitura pública do livro “Bumba, nosso boi”, no próximo sábado (29), a partir das 16h, na Livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping.
O livro, que está sendo preparado para ganhar uma nova edição, com mais recursos de acessibilidade, como braile e Libras, para inclusão de pessoas surdas na leitura da obra, é uma homenagem à tradição do Bumba Meu Boi do Maranhão, voltado a todos os públicos.
A entrada no evento é gratuita, porém limitada às vagas que o espaço pode comportar. Durante o evento, o autor fará uma leitura pública da obra, seguida por uma roda de conversa com o público que deve começar a partir das 16h.
A livro foi originalmente lançado em 2016, na Bienal de São Paulo, chegando a ser adotado por escolas públicas e privadas em três regiões brasileiras e até adaptado ao teatro. A nova edição terá distribuição gratuita em espaços que se dedicam ao acolhimento de crianças com deficiências.
A obra conta a história de um boizinho, que teve sua língua devorada por Catirina para dar origem a um dos maiores folguedos da cultura brasileira, o auto do bumba-meu-boi. De acordo com o autor Diego, formado em Comunicação pela Universidade Federal do Maranhão (Ufma), a obra chama a atenção desse público fora do Maranhão pelo enredo da história e pelos mistérios que a cercam.
Na nova história, o boizinho sofre com a discriminação dos demais bichos da fazenda onde vide, por passar a falar diferente, mas encontra amparo em outros personagens que passaram por algo semelhante, como o Saci, o Curupira e a Mula sem Cabeça.
Levantamento Maranhão lidera taxa de falta de registros de óbitos no país
Acidente Morre estudante atropelada na Bahia após dias de internação em estado grave em unidade de terapia intensiva
Justiça Mulher é condenada por injúria racial após chamar vítima de 'chocolate queimado' no MA
Copa do Mundo Wesley será o primeiro maranhense a defender a Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo
Fiscalização MP-MA interdita 13 bares em São Luís durante fiscalização; estabelecimentos funcionavam sem licença
Violência Ataque a tiros em estabelecimento comercial deixa um morto e cinco feridos no Maranhão
Mín. 21° Máx. 33°