Terça, 25 de Junho de 2024
34°

Tempo limpo

Teresina, PI

Justiça Piauí

Unidades penais do Piauí passam a realizar exame criminológico para progressão de regime

O interno que cumpre regime fechado precisará passar por esse exame para que saia do regime fechado para o semiaberto.

21/05/2024 às 22h26
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou a realização do exame criminológico para progressão de regime. O interno que cumpre regime fechado nas unidade penais do Piauí, além de cumprir os requisitos objetivos, precisará passar por esse exame para que saia do regime fechado para o semiaberto. 

O diretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra, relata que buscaram a experiência do modelo realizado no estado de Goiás. “Agradecemos ao policial penal e diretor da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, que disponibilizou toda experiência que aquele estado já tem para que a gente pudesse importar e aplicar no Piauí”, comentou o gestor.

O diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, comemora a modernização e eficiência do sistema penal piauiense. “Estamos trazendo mais uma ferramenta de gestão para o trabalho. Realizamos o projeto piloto na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite e a ideia é replicar essa prática em todas as unidades, iremos avançar para as unidades do interior”, acrescenta o gestor.

O exame criminológico é composto por uma comissão formada por cinco pessoas: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário, que irão avaliar as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias