A Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou a realização do exame criminológico para progressão de regime. O interno que cumpre regime fechado nas unidade penais do Piauí, além de cumprir os requisitos objetivos, precisará passar por esse exame para que saia do regime fechado para o semiaberto.
O diretor jurídico da Sejus, Heitor Bezerra, relata que buscaram a experiência do modelo realizado no estado de Goiás. “Agradecemos ao policial penal e diretor da Polícia Penal de Goiás, Josimar Pires, que disponibilizou toda experiência que aquele estado já tem para que a gente pudesse importar e aplicar no Piauí”, comentou o gestor.
O diretor de Administração Penitenciária da Sejus, Reginaldo Moreira, comemora a modernização e eficiência do sistema penal piauiense. “Estamos trazendo mais uma ferramenta de gestão para o trabalho. Realizamos o projeto piloto na Penitenciária Professor José de Ribamar Leite e a ideia é replicar essa prática em todas as unidades, iremos avançar para as unidades do interior”, acrescenta o gestor.
O exame criminológico é composto por uma comissão formada por cinco pessoas: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social e dois membros do próprio sistema penitenciário, que irão avaliar as condições do preso antes dele passar para um regime com maior liberdade.
Mín. 22° Máx. 34°