
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu a sessão conjunta que vai analisar vetos presidenciais e projetos orçamentários.
Os deputados e senadores devem analisar o veto presidencial à lei da saída temporária dos presos ( Lei Sargento PM Dias - Veto 8/24 ). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva excluiu da lei o trecho que impedia a saída temporária de presos para visitar a famílias ou cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior.
Também estão na pauta vetos à Lei Geral do Esporte ( Veto 14/23 ) e à lei de regulamentação das chamadas bets (Lei 14.790/23 - Veto 49/23). A pauta inclui ainda trechos rejeitados no governo Bolsonaro e que seguem pendentes de análise.
O Congresso deve votar ainda o veto parcial (Veto 1/24) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que trata, entre outros temas, de um cronograma para o pagamento, pelo governo, de emendas parlamentares impositivas.
Tragédia no RS
Logo após abrir a Ordem do Dia, o presidente do Congresso fez uma homenagem às vítimas fatais das enchentes do Rio Grande do Sul.
Segundo Pacheco, o Congresso vai se empenhar para que haja a mitigação da tragédia “com auxílio efetivo através de proposições legislativas inteligentes eficazes efetivas e a fiscalização por parte do Parlamento do trabalho realizado pelo Poder Executivo Federal”.
Câmara Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário
Câmara Comissão aprova pena maior para indução ao suicídio em casos de relação tóxica ou estelionato sentimental
Câmara Comissão aprova proibição de usucapião por marido agressor quando mulher fugir de violência Mín. 23° Máx. 37°