Sábado, 22 de Junho de 2024
31°

Tempo nublado

Teresina, PI

Meio Ambiente Meio Ambiente

Projeto pioneiro com participação estatal entrega estação de reuso de água para processos industriais

Sistema irá possibilitar redução de até 90% na dependência de água retirada do meio ambiente por parte das indústrias Cuidar do meio ambiente por m...

09/05/2024 às 09h40
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Sistema irá possibilitar redução de até 90% na dependência de água retirada do meio ambiente por parte das indústrias

Cuidar do meio ambiente por meio de ações sustentáveis tem sido uma das preocupações do governo estadual. Pensando nisso, o Governo do Ceara inaugurou, nesta quarta-feira (8), a pioneira Estação de Tratamento de Efluentes e Utilidades Industriais. A nova estação de tratamento fica localizada no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.

A estação de tratamento e reuso de água é resultado de uma parceria entre a Cagece e a Vicunha Serviços, subsidiária do Grupo Vicunha dedicada a serviços ambientais. Em visita ao local, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância de iniciativas como esta.

“Eu tenho um orgulho grande de estar aqui, como governador do povo cearense, nessa inauguração que muda paradigma do que deve ser o papel industrial”, ressaltou Elmano. “Aqui nós concretizamos uma iniciativa que prioriza a vida. A água servirá para consumo humano, depois irá ser utilizada pela indústria e aí será devolvida, tratada, para o meio ambiente. Aqui temos uma nova era nas indústrias, indústrias que respeitam a água e convivem em harmonia com o meio ambiente. Temos que mostrar que no Ceará temos compromisso com a humanidade e com a natureza”, complementou. A expectativa é que o projeto seja levado para o município de Maracanaú, onde fica localizado o Distrito Industrial.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Elmano de Freitas ainda enfatizou a importância da parceria pública-privada na busca por soluções de problemas. “Essa é uma experiência: um problema que nós transformamos em uma solução, que serve de referência para o país. O que nós estamos fazendo aqui é garantindo emprego ao povo cearense, garantindo uma relação parceira com o setor privado. Mostrando que quando damos as mãos garantimos desenvolvimento econômico, emprego para o povo e preservação ambiental. Os resultados são muito positivos”.

Com três empresas da região imediatamente beneficiadas – Vicunha, Vulcabrás e Santana -, a estação inaugurada nesta quarta-feira (8) funciona a partir de dois sistemas de tratamento que irão possibilitar uma redução significativa de até 90% na dependência de água retirada do meio ambiente por parte da indústria, contribuindo para a preservação de mananciais e rios.

O primeiro sistema é a Estação de Produção de Água de Reúso (Epar), que utiliza uma tecnologia de dupla filtração para purificar parte do esgoto doméstico gerado pelo município de Horizonte a fim de produzir água de reúso de alta qualidade, possível de ser utilizada pelas indústrias da região em diferentes processos produtivos, a preços atrativos.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O segundo sistema é a Estação de Tratamento de Efluentes Industriais, que tem a função de tratar as águas residuárias produzidas pelas indústrias por meio de tecnologia que combina processos biológicos e físico-químicos, capazes de gerar um padrão de qualidade do efluente tratado que atende com segurança à legislação ambiental, possibilitando a sua disposição final no Rio Pacoti.

A inauguração também contou com a presença da secretaria do Meio Ambiente, Wilma Freire; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, e outras autoridades.

Investimento em sustentabilidade

O investimento foi de cerca de R$ 60 milhões, sendo R$ 40 milhões custeados por meio de financiamento pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Além do tratamento de efluentes industriais, o projeto compreende também a produção de água de reuso a partir do esgoto doméstico tratado produzido pela cidade de Horizonte, com a construção de 40 km de canais artificiais nos municípios de Horizonte e Aquiraz.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Um dos idealizadores do projeto, que começou a ser pensado ainda em 2015, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, denominou o momento como “histórico”. “Nós pensamos em uma solução que ia além de resolver um problema [da exploração do mananciais da região], mas uma solução que também beneficiasse a nossa situação hídrica, e então veio a água de reuso. Hoje, temos uma solução inovadora, que todas as empresas terão [em pouco tempo] que se preocupar, por conta da situação climática”, externou o presidente. “Para a gente é um momento histórico, de alegria, e certamente nos inspira a novos projetos que buscam melhorias para o meio ambiente e a sustentabilidade “, completou.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com o slogan “Cada gota de água conta”, o presidente da Vicunha, Marcos De Marchi, destacou as mudanças que o projeto levará à região. “Economizar água é uma pauta do mundo. Ela é inovadora no Estado do Ceará e no Brasil, e vai diminuir substancialmente o uso de água limpa feita pela Vicunha e pelas indústrias da região. Essa água será substituída por água de reuso, que será tratada dos esgotos domésticos. É um passo importante para a sustentabilidade da região”.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

À frente das operações da VSA, Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre Cagece e Vicunha, José Rinaldo de Maria expressou a satisfação de fazer parte de um projeto deste porte. “Com isso nós mudamos o fluxo de gasto de água, são 50 mil litros de água por hora de redução de consumo de água dos mananciais. É um projeto muito importante não só para o Ceará, mas para todos que se importam com o meio ambiente e sobretudo com a água”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias