Sábado, 22 de Junho de 2024
27°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Meio Ambiente

Cagece desenvolve ações para conter o avanço do mar sobre as redes de esgoto em Jericoacoara

Os efeitos do avanço do mar sobre o sistema de esgoto de Jijoca de Jericoacoara estão sendo contornados por ações emergenciais e estruturais da Com...

28/04/2024 às 16h12
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Os estudos para solucionar de forma definitiva a exposição das estruturas da Cagece estão sendo finalizados pela companhia. O projeto em construção prevê a desativação da rede próxima à maré e a implantação de novo trecho em ruas paralelas. Também será construída uma estação elevatória na cidade, que será responsável por bombear o esgoto para a estação de tratamento de forma mais limpa.

Método não destrutivo

A maior parte das obras será executada por meio de um método não destrutivo, com redução na abertura de valas e retirada de pavimento. O objetivo é diminuir o impacto sobre o trânsito de pessoas e veículos na cidade, além de ser uma alternativa mais sustentável.

Até lá, para reduzir os danos a curto prazo, a Cagece construiu barreiras físicas sobre as tubulações expostas pela maré alta. Conforme o presidente da Cagece, Neuri Freitas, essas ações emergenciais serão mantidas pela companhia “para manter o sistema funcionando de forma adequada até termos a conclusão dessa nova rede de esgoto, que vai resolver em definitivo esse problema causado pelo avanço do mar”.

As estruturas construídas pela Cagece têm como objetivo garantir a segurança sanitária dos moradores e frequentadores do município. Por isso, não devem ser manipuladas sem a autorização da companhia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias