
A Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF) fará o pagamento de mais de R$ 49 milhões do programa Garantia Safra, referentes ao ano agrícola de 2022/2023. O governo federal divulgou, nessa quarta (17), uma lista com mais 30 municípios que serão beneficiados. Nessas cidades, pelo menos 20 mil famílias deverão receber o benefício.
Em março, já foi divulgada uma primeira lista com 48 municípios . No total, o benefício atende mais de 40 mil famílias de agricultores em 78 municípios do estado. O valor do benefício é de R$ 1.200. O benefício integral será pago em parcela única.

O Garantia Safra faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como prioridade atender agricultores familiares que tiveram perdas na produção, seja por período de estiagem ou excesso de água. Para ser incluído no programa, os produtores rurais precisam ter uma renda familiar de até 1,5 salário mínimo, e produção de milho, feijão, mandioca e algodão numa área plantada de 0,6 a 5 hectares. O benefício é pago aos agricultores familiares que tiveram perdas na safra e solicitaram o benefício junto aos seus municípios até dezembro.
Municípios contemplados:
Alvorada do Gurgueia
Baixa Grande do Ribeiro
Eliseu Martins
Manoel Emídio
Belém do Piauí
Caridade do Piauí
Castelo do Piauí
Curral Novo do Piauí
Francisco Santos
Fronteiras
Geminiano
Inhuma
Ipiranga do Piauí
Itaueira
Jaicós
Lagoa do Sítio
Massapê do Piauí
Monsenhor Hipólito
Oeiras
Patos do Piauí
Pedro II
Pio IX
Santa Cruz do Piauí
Santo Antônio de Lisboa
Santo Inácio do Piauí
São Julião
Simões
Sussuapara
Tanque do Piauí
Vila Nova do Piauí
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas Mín. 22° Máx. 34°