
Nesta segunda-feira (15) a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) inicia a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa de 2024, que acontecerá em uma única etapa de forma emergencial. Os produtores terão até o próximo dia 30 de abril para comprar a vacina nas revendas autorizadas.
A meta é que o Ceará alcance o índice de mais de 90% de vacinação de todo rebanho cearense para que essa seja a última campanha de vacinação no nosso estado. A Adagri lembra que devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Isso significa cerca de 2,7 milhões animais em todo o Estado.
“Antecipamos essa vacinação para que em maio o nosso pleito para retirada e reconhecimento internacional possa ir para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa organização é que avaliará o pleito de todos os estados. E essa antecipação é para que a possamos entrar nesse conjunto de estados que está solicitando a retirada da vacina”, explica do diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira.
Vale destacar que além da vacinação, os produtores devem declarar junto a Adagri a vacinação do rebanho até o dia 15 de maio. “O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha.
Parceiros
São parceiros da Campanha: Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.
“A retirada da vacinação vai impactar diretamente da renda do produtor, que não precisará mais comprar a vacina e ainda terá a liberdade para comercializar seus animais e derivados em todo o País. Para isso é necessário que alcancemos o índice de mais de 90% de vacinação de todo o rebanho. Sabemos que o tempo de campanha está reduzido, mas a Adagri e os parceiros estão empenhados em fazer a sua parte e precisamos que os produtores façam também a sua, que é vacinar seus animais e declarar a vacinação”, reforça o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.
No Ceará a Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento, que envolve operações e metas, tem como objetivo nortear o Estado para alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
“O Ceará já vem vacinando contra a Febre Aftosa desde março de 2003, portanto já foram realizadas 41 etapas de vacinação. Esperamos que essa seja a última mas para isso precisamos que todos produtores vacinem seus animais até o dia 30 de abril. O prazo é curto, mas temos condições de fazer. Vamos em frente. Vamos deixar o Ceará Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, reforça o coordenador do Programa Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa, Joaquim Sampaio.
Ceará Quixeramobim: Governo do Ceará entrega tratores, sistemas de dessalinização e autoriza obras do campus da Uece e três estradas
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco do Piauí, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Piauí Patrimônio vivo das quebradeiras de coco, Chica Lera é homenageada na III Feira da Agricultura Familiar
Gado Como usar ureia na alimentação do gado durante a estiagem sem correr riscos
Ração barata Como baratear a ração da galinha caipira na seca usando sorgo e leucena
Mercado Mercado de grãos no Nordeste apresenta forte variação entre regiões produtoras e centrais de abastecimento
Piauí Feira da Agricultura Familiar homenageia cacica Dan por trajetória de resistência e defesa dos povos indígenas do Piauí
Seca Agricultura familiar do Nordeste enfrenta o desafio de produzir na transição para o período de estiagem
Projeto vetado Governo veta projeto que mantinha benefícios sociais para trabalhador safrista Mín. 22° Máx. 34°