
O projeto Quitanda da Agricultura Familiar iniciou, neste domingo (14), uma parceria com a “Feirinha Oxente”, uma iniciativa de coletivos de economia solidária que promove a comercialização de produtos na Praça Edson Veras, conhecida como Praça da Vilmary, localizada no bairro São Cristóvão, na zona leste de Teresina.
A Feirinha Oxente ocorre quinzenalmente aos domingos, intercalando assim com a Feirinha Verde, que acontece na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Com a participação nos dois projetos, os agricultores passam a ter oportunidade de vender seus produtos todos os domingos, bem como amplia as opções para os clientes.

O diretor de Inovações e Parcerias da SAF, Tiago Patrício, cita que a expansão do projeto permite a melhoria na qualidade de vida dos agricultores familiares.

“A Quitanda da Agricultura Familiar veio para incentivar a comercialização dos produtores. São frutas, verduras e carnes produzidos pelos agricultores familiares de Teresina e do entorno. Mais opção para quem procura um produto saudável”, disse.
E quem produz comemora a parceria da Quitanda da Agricultura Familiar, mais um canal para o escoamento da produção. É o caso da agricultora Francilene Pereira, da localidade Alegria, na zona rural de Teresina.
“Nossos produtos são todos naturais, e aqui temos feijão verde, milho, abóbora, entre outros. E nessa feira, a gente oferece mais qualidade para a mesa dos nossos clientes, com produtos sem agrotóxicos ”, citou.

No próximo domingo (21), a Quitanda volta na Feirinha Verde da UFPI, a partir das 7h. No domingo seguinte (28), será na Feirinha Oxente, e assim, sucessivamente.
Além das duas feiras, o projeto Quitanda incentiva a comercialização dos produtos em alguns condomínios de Teresina e em empresas, além da disponibilização de uma gôndola no supermercado Carvalho Super, que oferece produtos da agricultura familiar.
Agronegócio Piauí é o estado brasileiro com maior queda na produção de castanha de caju em 2025, diz IBGE
Agronegócio Programa Forrageiras do Ceará encerra 2025 com quase 500 Unidades Disseminadoras de Tecnologia
Piauí SAF entrega alimentos da agricultura familiar a 1.300 famílias vulneráveis em Teresina nesta quarta (17)
Benefício Sagrima finaliza etapa de entrega dos cartões Tempo de Semear e fortalece autonomia da agricultura familiar no Maranhão
Agricultura Familiar SDA adia divulgação do credenciamento de fornecedores do Ceará Sem Fome para 17 de dezembro
Agronegócio Piauí aposta em infraestrutura hídrica, tecnologia e na agricultura familiar para reduzir importação de frutas Mín. 22° Máx. 34°