Sábado, 25 de Maio de 2024
26°

Tempo limpo

Teresina, PI

Meio Ambiente Piauí

Semarh atende mais de 500 animais no Piauí Pet Castramóvel em Piripiri

A sexta edição do projeto contou com a distribuição de mil mudas frutíferas e 100 mil alevinos.

14/04/2024 às 13h36
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Projeto Itinerante Piauí Pet Castramóvel chegou ao município de Piripiri, neste sábado (13). A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), e contou com a parceria da Prefeitura Municipal.

Durante todo o dia, 555 animais, entre cães e gatos, foram cadastrados para a castração solidária. São animais de famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico, tutores independentes e ONGs parceiras. 

“Esse é um grande movimento em prol de cães e gatos. A causa animal também é nossa!”, ressaltou a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, destaca que o Piauí Pet Castramóvel já realizou mais de 370 castrações em 2024 e mais de 1.500 desde o início do projeto. 

“Com o Piauí Pet contribuímos para a promoção do controle populacional e prevenção do abandono animal em todo o estado”, complementa o secretário. 

Daniel Oliveira também ressaltou o importante trabalho da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino Extensão e Inovação (Fadex), a ação conjunta de veterinários e outros colaboradores que consolidam a realização do projeto com maestria e celeridade. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

No evento foram realizadas triagem, avaliação e encaminhamento dos animais para castração nas clínicas cadastradas durante a ação.

Além das ações voltadas para os pets, aconteceu também a distribuição de mil mudas nativas e frutíferas pelo programa PRO Verde Piauí. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O projeto contou também com a distribuição e soltura de 100 mil alevinos, em duas etapas. A primeira foi destinada a criadores locais, com alevinos da espécie Tambaqui, Panga e Tilápia, para criação em tanque privado, com foco no consumo próprio ou comercialização.

 Já a segunda etapa, foi focada na soltura de alevinos da espécie Curimatá e Mandi, do Programa de Repovoamento das Bacias, em especial do açude Caldeirão. 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias