
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou duas solturas de animais silvestres na região do Sertão Central e no Vale do Curu. As ações ocorreram em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Pró-Silvestre. Ao todo foram soltos 83 animais, de 11 espécies diferentes. As solturas ocorreram na última quinta-feira, (07).
Grande parte dos animais foram resgatados ou apreendidos por órgãos ambientais e foram enviados ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), que recuperou esses espécimes até o dia da soltura.

Entre os animais soltos estava o tamanduá-mirim, que foi resgatado na APA da Serra da Ibiapaba, onde sua mãe havia sido atropelada. O Instituto Pró-Silvestre forneceu tratamento veterinário e de amamentação até reabilitá-lo com alimentação sólida. Com o animal apto para a fase final de reabilitação, foi encaminhado para o Cetras e posteriormente a um período no recinto pré-soltura já na própria área da ação, para se ambientar ao seu habitat até a data que foi realizada a soltura em área de proteção gerida pelo IPS.
ALERTA TEMPO Alerta amarelo: 181 municípios piauienses enfrentam perigo potencial de baixa umidade
ALERTA Defesa Civil emite “alerta severo” no Rio e prevê rajadas de vento de até 76 km/h nesta quarta
Apreensão Operação resgata 12 aves silvestres e conduz dois suspeitos em Parnaíba
Meio Ambiente ABES-SP debate água na Climate Week 2026
Clima Campo Maior entra em alerta de baixa umidade; Inmet emite aviso para 190 municípios do Piauí
Limpeza pública TJ-PI autoriza prosseguimento de licitação da limpeza pública em Teresina
METEOROLOGIA Ceará registra chuvas em 20 municípios nesta terça-feira (21); veja previsão para o estado
Chuvas Forte chuva de 141 mm atinge Floriano e Barão de Grajaú na madrugada desta quarta-feira
Queimadas O Calendário do Fogo no Piauí: Tecnologia e mudança de hábito contra os incêndios florestais Mín. 21° Máx. 38°