Segunda, 22 de Abril de 2024
22°

Tempo nublado

Teresina, PI

Assistência Social Piauí

Sasc capacita integrantes de Comunidades Quilombolas, de Terreiros e indígenas para elaboração de projetos

Capacitação ocorreu entre 19 e 24 de fevereiro, nas cidades de São João do Piauí e Oeiras.

26/02/2024 às 21h31
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Durante os dias 19 e 24 de fevereiro, a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) capacitou integrantes das comunidades quilombolas, de terreiros, indígenas e grupos culturais nas cidades de São João do Piauí e Oeiras. O objetivo foi capacitar os participantes na elaboração, planejamento, execução e avaliação de projetos sociais a partir de conhecimentos práticos e teóricos sobre os diversos aspectos da produção de ações sociais, motivados à aplicação dos conhecimentos adquiridos em projetos reais, entender os conceitos, os aspectos sociológicos e os tipos de atividades voltadas para suas realidades.

A superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, comentou sobre a capacitação. "A gente percebeu essa demanda e buscamos fazer o enfrentamento. Da forma que preparamos o curso, já realizamos em vários municípios, agora abrimos o ano na região de São João do Piauí, no território de Riacho dos Negros, onde estamos atendendo a seis comunidades quilombolas".

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em São João do Piauí foram 20 pessoas que participaram do curso, e em Oeiras 37 representantes de comunidades foram capacitadas. "A  nossa intenção é que possamos chegar ao maior número possível de comunidades quilombolas para essa capacitação. A gente tem como público prioritário às comunidades quilombolas, indígenas, as populações de terreiro e as populações tradicionais que tiverem disponibilidade para participar desses cursos", comentou a superintendente.

Chitara Rodrigues, do Quilombo Saco Curtume, falou sobre a importância da capacitação. "Hoje, estamos encerrando o curso de elaboração de projetos feito pela Sasc, um curso de muita importância, muito bom os dois dias de curso, muita aprendizagem, foi realmente como eu esperava, a expectativa foi muito mais além, porque eles fizeram exatamente o passo a passo de como é construir um projeto do zero."
 

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em São João do Piauí participaram representantes das comunidades quilombolas, de terreiros, indígenas e culturais do Território Quilombola Riacho dos Negros e do Território de Desenvolvimento Serra da Capivara. Em  Oeiras, o curso foi ministrado para representantes do Território de Desenvolvimento Vale do Canindé.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias