
Para colaborar com o público interessado em obter a Licença para Pesca Amadora ou Esportiva, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo , informa que o documento é emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e tem validade de 1 ano em todo o território nacional. Uma vez licenciado, o pescador poderá pescar em qualquer região do país, salvo locais protegidos por norma federal, estadual ou municipal.
A categoria desembarcada possui um custo de R$ 20,00 e a embarcada possui um custo de R$ 60,00. É de suma importância que os pescadores e as pescadoras exerçam a sua profissão de forma legalizada, a fim de assegurar os seus direitos e garantir acesso aos benefícios previdenciários.
Recentemente, o MPA lançou o PesqBrasil – RPG Pescador e Pescadora Profissional, um novo sistema de cadastramento e recadastramento de pescadores e pescadoras profissionais artesanais. Seu objetivo é agilizar e simplificar o processo de registro e a legalização da atividade pesqueira.
O PesqBrasil foi desenvolvido com o intuito de ser acessível a um público mais amplo, expandir o alcance em áreas de difícil acesso e eliminar obstáculos associados ao processo de registro. O acesso é feito exclusivamente pela plataforma GOV.BR , sendo necessário possuir nível Prata ou Ouro.
Quem pode utilizar este serviço?
Para se cadastrar, é necessário ter 18 anos ou mais, estar em pleno exercício de sua capacidade civil, ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com autorização para o exercício profissional no país.
O público interessado em obter licença de pesca amadora ou esportiva pode acessar este link ou entrar em contato por telefone ou WhatsApp no número (61) 3276-4233. Também é possível enviar e-mail para [email protected].
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap
Projeto de Lei Senado aprova projeto de lei para autorizar compra de alimentos e formação de estoques reguladores
Agricultura Novas evidências científicas sobre o uso de cranberries
Clima Clima instável em julho acende alerta para produtores de laranja em SP
Doce de fava Doce de fava com leite de coco babaçu vira atração na Feira da Agricultura Familiar em Teresina
Anticorpos “Língua eletrônica” brasileira detecta anticorpos da gripe aviária em seis minutos
“Perfume” Embrapa descobre fungo que altera “perfume” do milho e ajuda no combate a pragas
Piauí Rock, forró e cultura popular movimentam a programação da III Feira da Agricultura Familiar nesta sexta (3) e sábado (4)
Piauí Especialista referência nacional no combate à desertificação profere palestra no II Encontro da Agricultura Familiar no sábado (04)
Piauí Agricultores de todo o Piauí iniciam a III Feira da Agricultura Familiar com expectativa de boas vendas e novos mercados Mín. 19° Máx. 38°