A ação é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que começou em 2023, realizando mais de 100 feiras da Quitanda da Agricultura Familiar. O projeto se divide em alguns eixos de atuação, como a Quitanda nos Condomínios, Quitanda nas Empresas e Quitanda Super.
Para as agricultoras e os agricultores familiares, é uma iniciativa que traz resultados. Teresinha Silva, agricultora familiar, aponta que o trabalho no campo é um sinônimo de renovação e ela vê nas feiras organizadas pela SAF uma oportunidade de gerar mais renda para o sustento de sua família.
“Quando chego aqui na horta parece que eu renovo, os problemas ficam para trás. Aqui eu tiro o sustento da minha família e eu planto de tudo um pouquinho. É coentro, cebolinha, cenoura, alface, beterraba. A Quitanda para mim foi a melhor que já apareceu, está boa demais a feira. Dos produtos que a gente leva, não volta nada”, destaca.
Para Tiago Patrício, diretor de Inovação e Parceria com Setor Empresarial da SAF, a Quitanda da Agricultura Familiar já é um projeto consolidado e será expandido para vários municípios. “Nossa expectativa é grande para esse retorno da quitanda que está oficialmente de volta neste domingo. Este ano teremos feiras em outros locais, levando a Quitanda para o interior e outros municípios. É um projeto consolidado e agora vamos ampliar, colocando a agricultura familiar em todo o Piauí”, cita.
Rejane Tavares, secretária da SAF, destaca a importância desse projeto para as trabalhadoras e trabalhadores do campo no Piauí. “Estamos iniciando o ano de 2024, promovendo a agricultura familiar dos produtores do cinturão verde, proporcionando aos agricultores um espaço de comercialização direta de seus produtos, da horta para a mesa do consumidor”, aponta.
Ela complementa que a Quitanda é uma estratégia de geração de renda para a agricultura familiar. “Quando você compra dos produtores do campo, você está garantindo renda para ele e para toda a família. É uma verdadeira cadeia de pessoas beneficiadas pela agricultura familiar. Vamos apoiar os trabalhadores do campo, fortalecendo a agricultura familiar do Piauí”, conclui.
Mín. 21° Máx. 40°