Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí se reuniu com representantes da Secretaria de Turismo do Piauí (SETUR), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo, para alinhar ações voltadas à campanha Banho Seguro.
A campanha tem o intuito de conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes, bem como as medidas para prevenir e evitar essas ocorrências.
Segundo a gerente de Prevenção e Mitigação da Sedec, Carol Rocha, o Banho Seguro consiste na capacitação, sinalização das áreas de banho e o diálogo e conscientização junto à população.
“Hoje definimos quais ações cada secretaria ou órgão pode realizar para que a campanha seja eficaz. Serão elaboradas ações de mapeamento e vistoria de barragens através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí; já o Sindicato dos Guias de Turismo será responsável por identificar as áreas de riscos para as futuras sinalizações. Além disso, com a colaboração da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e Corpo de Bombeiros, serão realizados treinamentos de primeiros socorros para os guias”, ressalta.
Para o Coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros, entre os objetivos da campanha está reduzir as estatísticas de casos de vítimas de afogamento em áreas de banho no estado. “Precisamos trabalhar para reduzir ao máximo essas ocorrências. Trabalharemos em conjunto e com a população em geral no sentido de informar sobre os riscos e como as pessoas podem se prevenir e se divertir sem acidentes”, conta.
Mín. 22° Máx. 39°