
Manifestações culturais e a mensagem de boas-vindas da Cacique Pequena, da etnia dos Jenipapo-Kanindé, marcaram a abertura dos XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, realizado nesta sexta-feira (19), na Praça Cônego Eduardo Araripe, em Aquiraz.
Para a indígena Brena Tabajara, participante da modalidade de Corrida com tora e corrida revezada com maraca, do município de Monsenhor Tabosa, o momento é de união do povos indígenas. Os jogos acontecem até o dia 21, com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

A competição recebe mais de 900 indígenas de 15 etnias de 19 municípios. A programação conta com apresentações culturais e feira, onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.
De acordo com o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, a realização de mais uma edição dos jogos é um momento de homenagear as etnias indígenas. “Esses jogos são tradicionais, vai ser uma competição espetacular. É uma grande honra para a secretaria do esporte realizar mais uma edição, estamos reforçando a tradição dos povos indígenas e homenageando todas as etnias do nosso estado”.

Esportes Com ultrapassagem nos minutos finais, etíope vence a São Silvestre
Esportes Com disposição e alegria, corredores anônimos agitam a São Silvestre
Corridas de rua Federação Piauiense de Atletismo estabelece taxa de R$ 4,5 mil para realização de corridas no estado
Esportes Com recorde de atletas, corrida de São Silvestre terá centésima edição
Série D 2026 Definidos os 96 clubes que vão disputar a 4º divisão nacional em 2026
4 vezes Timão! Corinthians derrota Vasco no jogo de volta da final da Copa do Brasil e se sagra Tetracampeão da competição
Intercontinental Paris Saint-Germain vence Flamengo nos pênaltis e conquista o torneio da FIFA pela primeira vez
Copa do Brasil Em semifinais decididas nas penalidades máximas, Corinthians e Vasco se classificam e decidem a Copa do Brasil.
Copa do Brasil Corinthians e Vasco saem na frente nas semifinais do mata-mata nacional Mín. 25° Máx. 36°