Sexta, 22 de Novembro de 2024
26°

Tempo nublado

Teresina, PI

Agricultura São Paulo

SP estuda restaurar prédio do Instituto Biológico, que faz 100 anos em 2027

Secretaria de Agricultura estuda viabilização de recursos para contemplar restauração da sede de pesquisas e avanços no setor O post SP estuda rest...

07/12/2023 às 12h41
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom SP
Compartilhe:
O projeto de restauro visa buscar parcerias com a iniciativa privada e mobilizar o apoio dessas empresas
O projeto de restauro visa buscar parcerias com a iniciativa privada e mobilizar o apoio dessas empresas

Símbolo da art déco na cidade de São Paulo, o Instituto Biológico ( IB-APTA ), completará 100 anos em 2027. Pensando nisso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ( SAA ) estuda a viabilização de recursos para contemplar a restauração do prédio sede de grandes pesquisas e avanços para a agricultura do Estado.

Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio do IB foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana.

A proposta é a realização da preservação dos espaços com a empresa FormArte, que atua há mais de 25 anos elaborando, executando e assessorando projetos ligados à área de restauração de Patrimônio Histórico, com importantes obras como o projeto e gerenciamento do Edifício Altino Arantes (Farol Santander) e até mesmo a fachada do prédio da Secretaria da Agricultura quando comprado da Votorantim pelo Governo do Estado de São Paulo em 2014.

O projeto de restauro visa buscar parcerias com a iniciativa privada e mobilizar o apoio dessas empresas, principalmente do setor agropecuário. O projeto ainda será estudado para posteriores avanços conforme os protocolos.

Sobre a sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

O prédio número 254 da Praça Ramos de Azevedo foi comprado da Votorantim pelo Governo do Estado de São Paulo. A mudança fez parte dos esforços do governo paulista para revitalizar o centro histórico da cidade, uma vez que o edifício, datado de 1923, é símbolo da época do café. A estrutura do prédio foi integralmente preservada.

Antigo Hotel Esplanada, que chegou a ser o mais elegante de São Paulo, o Edifício Ermírio de Moraes foi inaugurado em 1923 com projeto dos arquitetos Emile Viret e Gabriel Marmorat, e chegou a ser apelidado de “hotel dos artistas” pelas estrelas que costumava receber. Um misterioso túnel o ligava ao Teatro Municipal. Em 1992, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias