Quinta, 28 de Novembro de 2024
28°

Parcialmente nublado

Teresina, PI

Geral Maranhão

Maranhão compartilha boas práticas em ressocialização prisional com 22 estados

A iniciativa buscou apresentar a exitosa política penitenciária maranhense, além de promover o intercâmbio de conhecimentos na implementação de of...

06/12/2023 às 11h54
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), recebeu uma visita institucional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e comitiva formada por representantes de 22 estados brasileiros, nessa terça-feira (5). A iniciativa buscou apresentar a exitosa política penitenciária maranhense, além de promover o intercâmbio de conhecimentos na implementação de oficinas de trabalho no sistema prisional, em especial as fábricas de blocos.

As fábricas de estofados, de produtos hospitalares, de blocos de concreto e de conjuntos de mesas escolares, que funcionam para o ensino de uma profissão dentro do complexo penitenciário de São Luís, contaram com a visita de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amapá, Rondônia, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraíba, Distrito Federal, Piauí, Paraná, Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso, Espírito Santo e Tocantins.

O secretário de Administração Penitenciária do Maranhão (Seap), Murilo Andrade, comemora a visita institucional e enfatiza que o momento é propício para a transferência de conhecimento na implementação de oficinas de trabalho e, sobretudo, para o avanço de todo o sistema prisional brasileiro.

“Estamos recebendo no estado, na Secretaria de Administração Penitenciária, cerca de 60 pessoas da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e comitiva dos estados. Elas vieram conhecer as boas práticas desenvolvidas pelo Sistema Penitenciário do Maranhão, isso é de grande importância para nós e demonstra o quanto avançamos. Essa integração entre todos os estados e a Senappen só faz com que o sistema prisional cresça ainda mais”, pontuou o titular da Seap.

O gerente executivo de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de Paraíba, João Rosas, afirma que o Maranhão é tido como referência, inclusive no que diz respeito à fábrica de blocos, experiência que tentarão replicar no governo paraibano.

“É uma visita que está sendo extremamente produtiva. Estamos conhecendo o Sistema Penitenciário Maranhense, que é uma referência para todos nós. Aqui, pudemos verificar boas práticas que, certamente, irão impactar também no nosso estado da Paraíba, que está implementando ações de reinserção social. Nós temos o Maranhão como modelo, especificamente no que diz respeito à fábrica de blocos”, disse.

Visitando a fábrica de conjuntos de mesas escolares e carteiras, o policial Penal de Santa Catarina, Jaison Roberto Moretto, avalia o quão positiva é a iniciativa; no sentido da diminuição de custos do estado na produção dos móveis e na inserção dos apenados nas atividades de trabalho.

“É uma satisfação estar no Maranhão para conhecer as boas práticas do complexo, principalmente na área laboral. Tive uma experiência boa aqui com a fabricação das carteiras. Santa Catarina quer implementar, até para que seja diminuído o custo do estado e para a oferta de produtos da mão de obra carcerária. Isso vem de encontro à política da nossa secretaria”, enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias