
A inteligência artificial (IA) é essencial para o desenvolvimento de muitas outras tecnologias, gerando diversos impactos profundos no departamento de marketing. Empresas globais como Accenture, Microsoft e Avanade já estão investindo em tecnologias de IA customizadas, como o Copilot, que recentemente recebeu atualizações significativas para atender demandas específicas.
O Brasil também segue essa tendência global de inovação. De acordo com um estudo realizado pela Bain & Company Brasil, 85% das empresas no país planejam implementar tecnologias de IA nos próximos anos.
Conforme destaca Alan Nicolas, especialista em IA, não basta usar soluções genéricas, pois “a familiaridade com ferramentas de IA customizadas está se tornando um diferencial técnico importante, especialmente para profissionais de marketing”.
“IAs personalizadas, projetadas para contextos específicos de marketing, destacam-se dos modelos genéricos ao incorporar conhecimentos especializados e atender às peculiaridades locais. Por exemplo, ao contrário de ferramentas amplas como o ChatGPT, ferramentas de IAs especializadas foram desenvolvidas para integrar experiência prática e insights direcionados, colaborando efetivamente na formulação de estratégias mais assertivas”, segundo Ubirajara Carratu, cofundador da plataforma bira.digital.
“A popularidade das soluções customizadas de IA reflete o desejo por soluções que combinem eficiência, privacidade e suporte à tomada de decisões baseada em dados, permitindo que profissionais ajustem suas estratégias de forma mais direcionada, respondendo aos desafios práticos do dia a dia”, completa Nicolas.
“Agentes de IA personalizados são essenciais no marketing moderno, permitindo decisões rápidas e seguras com precisão local. O papel das IAs personalizadas não é apenas facilitar o trabalho, mas também ampliar as possibilidades de inovação no marketing e vendas, combinando tecnologia de ponta e insights para transformar estratégias em um mercado altamente competitivo”, finaliza Carratu.
Economia Novas regras do saque-aniversário do FGTS entram em vigor neste sábado
Saque-Aniversário Regras que limitam antecipação do saque-aniversário do FGTS entram em vigor no sábado (1°)
Energia Aneel mantém bandeira vermelha 1 em outubro e conta de luz terá taxa extra
Preço do gás Petrobras reduz em 1,7% preço do gás natural vendido para distribuidoras
Economia Desenvolvimento sustentável exige compromisso com as futuras gerações Negócios Colab traz linha de acessórios para aparelhos auditivos A parceria inédita entre a Widex e a Disney na América Latina resultou no lançamento de uma linha de acessórios inspirados em Mickey e Amigos, que ...
Negócios Manpower abre 394 vagas para atendente de farmácia no Brasil Negócios Lucro do Grupo Bradesco Seguros cresce 11,4% no ano No terceiro trimestre, resultado foi de R$ 2,5 bilhões, alta de 6,5% frente ao mesmo período de 2024 Negócios Pacto une setores para combater desperdício de alimentos O Brasil Sem Desperdício é um pacto nacional que reúne empresas, governo e sociedade para reduzir o desperdício de alimentos no país, onde 66 milhõ... Mín. 22° Máx. 39°