
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4941/23 que prevê a realização de mutirões de exames para prevenção, detecção e controle do câncer de mama entre as atividades a serem desenvolvidas durante a Campanha Outubro Rosa.
A proposta do Senado Federal altera a legislação que cria essa Campanha.
O Outubro Rosa que tem o objetivo de conscientizar e alertar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e outros tipos da doença que atingem as mulheres, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.
Relatora, a deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) observou que, em 2022, foram realizadas pelo SUS, 4 milhões de mamografias, sendo que 3,8 milhões foram exames de rastreamento.
A análise da distribuição percentual do número de mamografias de rastreamento, segundo a parlamentar, evidencia uma desigualdade na prevenção por regiões: Sudeste (48%), Nordeste (24%), Sul (19%), Centro-Oeste (5%) e Norte (4%).
“Várias pesquisas científicas, de nível nacional e internacional, apontam a incidência do câncer de mama como sendo a principal causa da mortalidade feminina. Por outro lado, esses mesmos estudos apontam que o câncer de mama, quando detectado precocemente, tem significativas chances de sucesso no tratamento e na cura das mulheres afetadas”, concluiu Carneiro.
Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Comissão aprova permissão para trabalhador descontar valor do aluguel direto no salário
Câmara Comissão aprova pena maior para indução ao suicídio em casos de relação tóxica ou estelionato sentimental
Câmara Comissão aprova proibição de usucapião por marido agressor quando mulher fugir de violência Mín. 23° Máx. 37°