A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater a invisibilização e a desvalorização do trabalho doméstico no Brasil.
Confira a lista de convidados para a reunião, marcada para as 10 horas, no plenário 9.
O requerimento para a realização da audiência é a deputada Luizianne Lins (PT-CE). Em sua justificativa, ela cita a obra "A mulher negra no mercado de trabalho: condições escravistas das trabalhadoras domésticas", de Shirley Silveira Andrade, destacando que ela traz à tona "questões fundamentais" sobre a atividade doméstica, desempenhada em sua maioria por mulheres negras.
Opressões
"Essas mulheres enfrentam opressões e discriminações múltiplas, que são influenciadas tanto pelo sexismo quanto pelo racismo estrutural. É fundamental analisar essas interseções de gênero, raça e regionalismos para entendermos a complexidade das desigualdades", disse a deputada.
Com o debate, ela pretende "desafiar a naturalização da associação estigmatizante entre o trabalho doméstico - oculto pelas relações capitalistas, porém essencial para sua reprodução - e as mulheres negras, restringindo oportunidades de ascensão social".
Mín. 21° Máx. 40°