
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promoveu, nesta segunda-feira (27), a terceira edição do Encontro de Planejamento e Metas. O evento é uma iniciativa da pasta para a disseminação da cultura de planejamento e monitoramento dos compromissos do Governo do Piauí, previsto no programa ECO Piauí, para o público interno do órgão. Durante a programação, aconteceu a premiação aos colaboradores e equipes pelas entregas e resultados em 2023.
Participaram do evento, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira; Pedro Augusto, representante da Falconi, consultoria, contratada pelo Governo do Piauí para implantar o modelo de planejamento e monitoramento dos compromissos; e o deputado estadual Dr. Hélio Oliveira.

O secretário Daniel Oliveira compartilhou sua avaliação sobre os resultados obtidos pela pasta e o engajamento da equipe. "A equipe Semarh alcançou bons resultados para apresentar à sociedade piauiense. Acredito que em 2024 será ainda melhor", destacou. "Para o próximo ano, buscaremos fortalecer nosso trabalho mais internamente, para fortalecer os pilares da cooperação, porque a previsão é que em 2025 a Secretaria receba novos compromissos de governo, já que em 2024 prevemos a entrega de quase todos os compromissos sob nossa responsabilidade", completou o gestor.
Durante o evento, o secretário realizou duas apresentações ao público: a primeira, sobre o Panorama Geral dos Compromissos de Governo sob responsabilidade da Semarh, e a segunda sobre Hidrogênio Verde. A consultora Rochelle Martins apresentou o Monitoramento dos compromissos por meio de um aplicativo de gestão utilizado pela Semarh. E todos os diretores e coordenadores responsáveis pelos compromissos dos quatro eixos do ECO Piauí (Piauí no Clima, Bio Piauí, Hidro Piauí e Sustenta Piauí) também realizaram apresentações, sobre o trabalho realizado este ano e as ações previstas para 2024.

A Semarh é uma das secretarias estaduais com a maior quantidade de compromissos de governo sob a sua responsabilidade, sendo 14 compromissos ao todo. Em abril deste ano, a Secretaria apresentou aos seus colaboradores os compromissos e os grupos que iriam trabalhar em prol dos resultados de cada um deles. Durante os meses de abril e maio, as equipes estiveram empenhadas em montar os planos de ações dos compromissos.
Ainda em setembro, a Semarh conseguiu concluir e entregar dois compromissos importantes para o estado e, principalmente, para o povo do Piauí: o processo de certificação do Selo Ambiental e a concessão do ICMS Ecológico e o Projeto Piauí Pet Castramóvel, encaminhado por meio da criação da Coordenação de Proteção aos Animais. Em novembro, a Semarh entrega e conclui mais dois compromissos: reativação dos Conselhos de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental e lança o Programa ECO EducAÇÃO.

A programação desta segunda, contou ainda, com a premiação das melhores entregas e resultados de colaboradores e equipes. A premiação é um reconhecimento pelas ações de cada envolvido e teve seu resultado definido por meio de uma enquete realizada com todos os colaboradores da pasta.
Formaram o dispositivo de honra, além do secretário da pasta e do representante da Falconi: João Victor Oliveira, superintendente da Semarh; Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade; Felipe Gomes, diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e Gestão Florestal (CGEO), representando todos os auditores fiscais ambientais da Semarh; Rochelle Martins, consultora de Planejamento Estratégico e Gestão da pasta.
Confira os premiados pelas entregas e resultados de destaque em 2023:
1. Compromisso de Governo com maior visibilidade interna: fortalecer os instrumentos legais que possam tornar o poder público mais sustentável, consolidando iniciativas de compras públicas sustentáveis, de concessão do Selo Ambiental para os municípios e de regulamentação do ICMS Ecológico.
Equipe responsável: Bruna Viera, Leila Freire, Danielle Vieira, Denise Araújo, Célia Santos, José Ribamar, Jose Neto, Ana Carolina Leal, Isabel Primo, Erick Rocha.

2. Projeto com maior resultado: Piauí Pet Castramóvel.
Equipe responsável: Jurema Chaves, Ravena Figueiredo, Rita de Cássia, Anna Karoline Piauilino.

3. Melhor Performance Individual: Felipe Gomes, diretor do CGEO.

4. Destaque em Contribuição para a Equipe: Leila Freire.

5. Referência positiva para os colegas: Catharina Teixeira.

Tempo Clima no fim de semana: Confira a previsão deste para sua região
Meio Ambiente Municípios firmam acordo com MPPI para encerrar lixões e ampliar gestão adequada de resíduos
Piauí Projeto que já encerrou mais de 70 lixões no Piauí conquista financiamento internacional
Fiscalização Polícia Ambiental apreende 40 aves silvestres mantidas irregularmente em Buriti dos Lopes
Piauí Meteorologia da Semarh aponta que próximos meses serão marcados por tempo seco e madrugadas amenas no Piauí
Piauí Sem frio intenso: inverno no Piauí será marcado por tempo seco e madrugadas amenas Mín. 21° Máx. 35°