Quinta, 28 de Novembro de 2024
33°

Tempo limpo

Teresina, PI

Geral Maranhão

Profissionais são premiados por experiências de sucesso no 1º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES/MA

Evento possui caráter técnico científico e destina-se à divulgação de pesquisas científicas e práticas exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde...

25/11/2023 às 12h20
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu centenas de pessoas no 1º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES/MA, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA). Além de minicursos, exposições, lançamento do Cuidar de Todos Telemedicina, o evento reconheceu experiências de sucesso e premiou os profissionais. 

As diretoras da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP/MA), Ana Lucia Nunes e a diretora Científica, Catarina Bogéa pontuaram sobre a relevância da produção científica para o Estado.

“As atividades do pré-congresso visam organizar essa troca de experiências entre gestão, academia e serviços de saúde, para que a comunidade possa apresentar seus trabalhos, suas pesquisas, e possamos avançar na questão da Educação Permanente em Saúde.  Assim, nós conseguimos capacitar ainda mais os nossos profissionais com o objetivo de fazermos uma Saúde melhor para a população”, destacou a Científica da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Catarina Bogéa.

O 1° Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES/MA possui caráter técnico científico e destina-se à divulgação de pesquisas científicas e práticas exitosas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) realizadas no estado. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP/MA), discutiu o tema “Gestão, acolhimento, diversidade e inclusão no SUS”. 

“Nós compreendemos que o estado é um grande fomentador de Ciência, e na área da Saúde se produz muito, e ciência com qualidade. Então é uma grande oportunidade de divulgarmos os trabalhos dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), dando voz a eles e ao que é feito em todo o Estado”, explicou a diretora administrativa da Escola de Saúde Pública do Maranhão, Ana Lucia Nunes.

A programação contou com 14 minicursos no pré-congresso na segunda-feira (20). Entre eles, Gestão de Riscos Assistenciais e Segurança do Paciente; Acolhimento da População LGBTQIAPN+ Vítimas de Violência; Saúde Digital, Informação e Inovação; Passos para Elaboração de Projetos Científicos. 

“É um pontapé inicial para a visão científica dentro da multidisciplinariedade. Aqui temos uma oportunidade de fazermos uma imersão em diversas áreas, tanto em compartilhamentos de conhecimentos como para aprendizagem mesmo, para que a gente possa dar um melhor atendimento para o paciente, de mais qualidade”, afirmou a enfermeira Viviane, participante do evento.

Na terça-feira, 21, foi realizada a Aula Magna, que teve como tema “Gestão, acolhimento, diversidade e inclusão. E, ainda, as palestras “Integração, ensino, serviço e comunidade”; as mesas redondas “Residências em Saúde”, “Planificação da Atenção à Saúde: uma metodologia de gestão para organização das Redes de Atenção à Saúde” e “Inclusão no SUS: como fazer? Enriquecendo os diálogos interseccionais sobre bem-estar, coletivo e diversidade”, bem como a roda de conversa “Saúde da população LGBTQIAPN+: direto, acolhimento e acesso no SUS.

Na quarta-feira, 22, ocorreu o lançamento do projeto Cuidar de Todos – Telemedicina, e o acolhimento estadual dos profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, com as presenças do governador Carlos Brandão, do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, da ministra da Saúde Nísia Trindade, entre outra autoridades.

Além disso, a programação ainda contou com roda de conversa sobre “Cartografia da Juventude: um olhar para a integralidade da saúde de jovens da periferia”; a mesa redonda “Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como dispositivos de inclusão no SUS”, e ainda a solenidade de premiação. 

Premiação

O evento alcançou mais de duas mil inscrições. No total, 452 submissões de trabalhos, sendo 395 aprovadas pela organização do evento, e distribuídas nas modalidades banner (236) e comunicação oral (159). A iniciativa abriu espaço para a submissão de trabalhos científicos no âmbito da saúde coletiva para subsidiar trocas de experiências bem-sucedidas e fortalecer, melhorar e ampliar os serviços de saúde do estado. Foram 452 trabalhos inscritos e quatro selecionados para essa homenagem especial de premiação.

A diretora cientifica da Escola de Saúde Pública, Catarina Bogéa, fez a entrega das premiações aos participantes selecionados, na quarta-feira (22), no encerramento da programação do 1° Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e III Mostra Científica da SES/MA. 

Na categoria avaliação oral foram três premiados. Em primeiro lugar, o vencedor foi o trabalho intitulado “Medicina e Terapia Ocupacional na Atenção Domiciliar: Intervenção Conjunta na Recuperação de uma criança com craniectomia”, dos autores Fabiana Araújo Bastos Passos e Brendon Santana, que receberam um notebook como prêmio.

Em segundo lugar, o trabalho intitulado “Planificamente: Força Estadual de Saúde no fortalecimento da saúde mental na Atenção Primária à Saúde”, dos autores e autoras Thátila Layane Alves Brito, Adriana Ferreira Mota, Maria Helena de Freitas, Felipe de Queiroz Leite, Claudene Cardoso de Macedo e Luís Saulo Sousa Santos, que receberam o HD com dois terabytes de capacidade.

Em terceiro lugar ficou o trabalho intitulado “Depressão maior com catatonia identificada em avaliação conjunta por médico e terapeuta ocupacional da atenção domiciliar”, dos autores Fabiana Araújo Bastos Passos e Brendon Santana, que receberam um HD com dois terabytes de capacidade.

Na categoria avaliação de banner, o premiado foi o trabalho intitulado “Controle Postural na posição sentada quieta em atletas de rúgbi em cadeiras de rodas”, da autora Talita Carine Feitosa Medeiros, que recebeu um HD com dois terabytes de capacidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias