O Porto do Itaqui continua colecionando premiações, por excelência em gestão. Desta vez foi reconhecido como melhor do país no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e na categoria “Melhores Práticas ESG e Inovação”. A conquista veio no Prêmio Antaq - Agência Nacional de Transportes Aquaviários -, realizado na última quinta-feira (23), em Santos.
O Porto do Itaqui ficou entre os três melhores do Brasil em três das cinco categorias desta edição. As colaboradoras Thalita Furtado e Ana Carolina Coutinho ainda ficaram em 2º lugar entre os “Melhores artigos técnicos-científicos”, com o paper “Análise da densidade de potência eólica offshore na costa Maranhense”.
“A premiação da Antaq é um reconhecimento ao nosso comprometimento com a sustentabilidade, que nos torna o maior porto do Arco Norte e o porto do desenvolvimento. Além disso, estamos inovando cada vez mais. Em um passo inovador, estamos prestes a alcançar a posição de primeiro porto público do Brasil a adotar um plano de descarbonização, resultado de uma colaboração inédita com o Porto de Valencia.”, destacou Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui.
O Programa de Inovação do Porto do Itaqui, Porto do Futuro, foi a iniciativa inovadora que rendeu o reconhecimento ao porto maranhense. Em relação ao Índice Desempenho Ambiental, o Porto do Itaqui registrou crescimento no seu indicador, chegando a 99,70 pontos, acima da marca anterior de 97,34 pontos.
“Hoje, somos reconhecidos como o primeiro porto do Arco Norte em sustentabilidade, fruto de uma administração séria e bem-feita do nosso presidente, Gilberto Lins e do nosso governador, Carlos Brandão. Este é um reconhecimento que demonstra o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável”, comemorou a gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui, Luane Lemos.
Prêmio Antaq
Criado em 2016, o Prêmio Antaq foi idealizado para valorizar o setor de transporte aquaviário e reconhecer iniciativas que se destacaram por sua contribuição para a melhoria da prestação de serviços à sociedade.
A categoria do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias, é avaliada anualmente por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos. Essas indicações fornecem informações que auxiliam gestores e tomadores de decisões, além de estimular a adequação do setor portuário à legislação e às melhores práticas de gestão ambiental.
Mín. 23° Máx. 39°