A segunda edição do Abrint Nordeste 2023, que acontece em Fortaleza, foi palco para discussões sobre os desafios e avanços no universo dos provedores de internet e telecomunicações. A Piauí Conectado, como uma das principais concessionárias de telecomunicações do Nordeste, teve um papel de destaque ao compartilhar suas experiências e avanços.
Idealizado pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a Abrint Nordeste 2023 teve como objetivo central reconhecer e promover a constante transformação tecnológica na região, ressaltando a contribuição fundamental dos provedores de Internet nesse processo.
O Projeto Piauí Conectado, pioneiro em parcerias público-privadas (PPPs) no segmento de telecomunicações no Brasil, foi um dos protagonistas do evento. Durante o painel "Redes e Oportunidades Regionais", o diretor de operações da concessionária, Leonardo Chagas, destacou os avanços conquistados pelo projeto, enfatizando o impacto positivo da iniciativa no estado do Piauí.
"Essa colaboração com o Governo do Estado do Piauí permitiu a superação das limitações de conectividade em áreas remotas, antes carentes desse serviço essencial. Além disso, a ampla conectividade proporcionada pelo projeto permite cada vez mais a modernização dos serviços públicos, com avanços significativos, influenciando diretamente na qualidade de vida dos piauienses".
O gestor ainda ressaltou o impacto econômico e social fruto dessa parceria. “A geração de empregos, o estímulo ao empreendedorismo local, incremento nos investimentos no setor de telecomunicações e a inclusão digital, esse último muito bem exemplificado no Projeto Mimbó Conectado, que tornou o Quilombo Mimbó a primeira comunidade quilombola 100% conectada por fibra óptica do país, são apenas algumas das consequências positivas desse modelo de cooperação”, afirmou Leonardo.
O Projeto Piauí Conectado, resultado da parceria entre o setor público e privado, é responsável pela implantação de uma extensa rede de fibra óptica com mais de 11 mil km. Essa infraestrutura robusta proporcionou acesso à internet de qualidade em escolas, hospitais, delegacias e demais órgãos públicos dos 224 municípios piauienses, contribuindo assim para a universalização dos serviços digitais no estado.
Mín. 23° Máx. 39°