Sábado, 21 de Setembro de 2024
25°

Tempo limpo

Teresina, PI

Saúde Saúde

Esp-CE lança turma-piloto de curso básico de Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS)

A aula de abertura aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secre...

21/11/2023 às 16h53
Por: Redação Portal Verdes Campos Sat Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A aula de abertura aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde do Estado

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou, neste mês de novembro, a turma-piloto do Curso Básico de Assistência à Pessoa com Deficiência na Atenção Primária à Saúde (APS).

Destinada a equipes multiprofissionais atuantes nesse nível de assistência, a capacitação tem programação marcada para a próxima sexta-feira (24) e nos dias 1 e 8 de dezembro, na sede da autarquia. Já a aula de abertura aconteceu na última sexta-feira (17), no auditório da Sesa.
.

Segundo a coordenadora do curso, Ingrid Sá, o objetivo da iniciativa é orientar os profissionais inscritos para uma assistência de qualidade e eficiente às pessoas com alguma deficiência, no âmbito da APS.

“A expectativa é que, ao fim das atividades, eles já apliquem os conhecimentos adquiridos no curso, com abordagens inclusivas e garantindo que as pessoas com deficiência sejam atendidas com respeito e dignidade”, explica.

Sobre o curso

A capacitação é realizada pela ESP/CE, por meio da Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) e da Gerência de Educação Profissional em Saúde (Gepro) da autarquia, em parceria com a Célula de Atenção à Pessoa com Deficiência e Outras Necessidades Essenciais da Sesa (Cedef/Coras/Seade).

Dividido em quatro unidades, o curso aborda diferentes eixos como os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Estadual da Pessoa com Deficiência, a compreensão e identificação de casos no pré natal e primeira infância, a prevenção de acidentes e quedas na atenção domiciliar, além de tecnologias assistivas na reabilitação funcional da pessoa com deficiência.

No total, 45 vagas foram disponibilizadas para a Grande Fortaleza, preenchidas por indicação de gestores de saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias