
O Maranhão apresentou um bom desempenho no setor de serviços. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o estado teve variação de 1,3% no volume de serviços comparando o mês de setembro com o mês anterior, enquanto o país registrou -0,3%. O percentual coloca o Maranhão como o terceiro estado do Nordeste em crescimento dos serviços, atrás apenas do Piauí (2,9%) e do Ceará (1,9%).
De acordo com o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, a pesquisa do IBGE reforça o caminho realizado pela gestão estadual para atração de investimentos e desenvolvimento do Maranhão, com a união do capital privado com a estrutura pública garantida pelo governo.
“É mais um número positivo que a gente comemora. Esse volume de serviços significa dizer que o Maranhão está crescendo, gerando emprego e renda na sua base. Então isso é fruto do trabalho do Governo Carlos Brandão. A atração de investimentos aqui no estado contribui para isso, assim como o volume de empresas que estão se instalando e a força portuária que temos. Enfim, as políticas de governo e o trabalho integrado das secretarias e órgãos colabora para esse impacto na nossa economia”, pontuou o secretário.
O volume de serviços no estado também é maior que o mesmo período do ano passado, onde o Maranhão teve uma variação de 3,3%, enquanto a média nacional ficou em -1,2%. Na variação acumulada nos últimos 12 meses, o estado registrou um crescimento de 9,2% no volume de serviços enquanto a média nacional ficou em 4,4%. Já no acumulado do ano, a variação foi de 9,4% no estado e a média nacional foi de 3,4%.
A análise positiva também se estende à receita nominal gerada pelos serviços. De acordo com a PMS, o Maranhão apresentou um crescimento de 2% em relação a agosto e 7,6% em relação a setembro do ano passado. No acumulado do ano, que considera o mesmo período do ano anterior, a variação é de 11,6% e o acumulado dos últimos 12 meses fica em 12,5%; os dois percentuais são superiores à média nacional que ficou em 7,3% e 8,7%, respectivamente.
O Governo do Maranhão vem desenvolvendo ações e políticas públicas para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico com segurança jurídica para as empresas que se instalam no estado, além de incentivo e apoio aos empreendedores locais.
Legislativo - MS Eleições 2026: Com mais de 70 anos, professoras aposentadas fazem questão de votar
São Paulo Bilhete Edmonson se despede em ação interativa com passageiros do Metrô de SP
São Paulo CPTM terá alterações na circulação no fim de semana de 3 e 4 de outubro
São Paulo Municípios de SP têm até 9 de outubro para participar de chamamento para gestão de resíduos sólidos
Legislativo - MT Equipe de TI dará suporte aos canais da ALMT durante a apuração dos votos
Legislativo - MS Eleições 2026: Mato Grosso do Sul tem 2 milhões de eleitores aptos a votar no domingo Mín. 25° Máx. 37°