Wednesday, 01 de July de 2026
33°

Tempo nublado

Teresina, PI

Geral Isabel Fonteles

Experiência em saúde foi essencial para assumir Coordenação do Pacto das Crianças do Piauí: afirmou Dra. Isabel Fonteles

De acordo com a Dra. Isabel Fonteles, o Pacto das Crianças do Piauí tem ações articuladas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

20/07/2023 às 11h14 Atualizada em 21/07/2023 às 11h20
Por: Fonte: Redação Verdes Campus Sat
Compartilhe:
Imagens: Irlandio Farias
Imagens: Irlandio Farias

O Jornal Verdes Campus 2ª edição recebeu na tarde desta terça-feira (18.07.23), a primeira-dama do Estado do Piauí e Coordenadora do Pacto das Crianças do Piauí, Dra. Isabel Fonteles. Esposa do governador do Rafael Fonteles, ela é mãe de Tomaz Fonteles, Elisa Fonteles e Teresa Fonteles.

Durante a entrevista, a primeira-dama falou sobre as ações do Pacto. “Eu recebi essa missão de coordenar o Pacto das Crianças do Piauí, sou médica e mãe de três filhos, e pude vivenciar essas experiências de saúde, trabalhando nas unidades básicas de saúde de Timon no Maranhão e de Teresina no Piauí. E por isso diante minha sensibilidade, eu assumi essa missão importante”. Concluiu a gestora.

Foto: Irlândio Farias
Imagens: Irlandio Farias

Sobre os problemas que mais atingem as crianças, a Dra. Isabel Informou que eles estão ligados a área educacional,  ao setor social e ao sistema de saúde. “Esses problemas estão direcionados a  saúde, a vulnerabilidade social e a área educacional. E o nosso intuito é levar serviços dessas áreas aos municípios, como a carretinha da saúde, oferecendo os serviços de Odontologia e oftalmologia as crianças. O projeto também tem o intuito de investir na primeira infância, tornando-as melhores diante da situação da criminalidade do país”. Relatou a primeira-dama.

 

O que é Pacto para as Crianças do Piauí     

É um programa colaborativo e intersetorial que objetiva planejar e intermediar ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos três entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

A filosofia do Pacto sustenta-se no reconhecimento da criança como sujeito de direitos e na presunção da responsabilidade primária e solidária da União, dos Estados e dos Municípios para assegurar o desenvolvimento saudável e integral desses cidadãos. O programa foi idealizado pela médica Isabel Fonteles, com base em sua experiência profissional na atenção primária, em sua vivência como mãe de três crianças e no engajamento, como cidadã piauiense, na causa da Primeira Infância.

AÇÕES ARTICULADAS PELO PACTO NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Secretaria da Educação (SEDUC):

• Fornecimento de mobiliário para duzentas creches; • Instalação de 100 Brinquedopraças vinculadas a escolas de educação infantil ou creches; • Ampliação e fortalecimento do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com qualificação profissional de professores e gestores educacionais de creches e e da educação infantil. Todas as ações desenvolvidas no âmbito da SEDUC foram programadas a partir da necessidade de explorar a alta plasticidade cerebral das crianças nessa fase da vida, com vistas a alcançar melhores resultados na apredizagem, melhorando os índices de alfabetização na Idade Certa.

Secretaria de Assistência Social (SASC):

• Reforma e ampliação do Lar da Criança; • Regionalização do Programa de Acolhimento Familiar; • Fortalecimento do Programa Primeira Infância no SUAS, com premiação anual dos três municípios com a melhor performance na execução do programa. As estratégias planejadas no âmbito da Assistência Social levam em conta a grande vulnerabilidade em que se encontra a parcela mais carente da população piauiense, especialmente as crianças de 0 a 6 anos vítimas de violência ou em situação de abandono.

Secretaria Estadual de Saúde

• Carretinha da Saúde, com atendimento em saúde bucal, oftalmologia, avaliação audiométrica e atividades educativas, dentre outros serviços, nos 224 municípios piauienses; • Ampliação de cerca de 70% para 90% da cobertura vacinal das crianças de 0 a 6 anos; • Fortalecimento da rede materno-infantil, assegurando assistência às crianças e às mães desde a gestação.

Os serviços programados na esfera da Saúde buscam suprir os vazios assistenciais do Estado, considerando o alto índice de crianças SUS dependentes na Primeira Infância.

Imagens: Irlândio Farias
Imagens: Irlandio Farias
Imagens: Irlândio Farias
Imagens: Irlandio Farias

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários