
O governador em exercício Lucas Ribeiro recebeu, neste domingo (16), o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura (Fida), Álvaro Lario, e sua comitiva em visita oficial à Paraíba. A missão tem como objetivo avaliar o impacto positivo do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e Seridó (Procase) nas comunidades locais.
Durante a visita, serão realizadas inspeções em projetos apoiados pelo Procase no município de Cabaceiras, Cariri paraibano. Dentre eles, a Cooperativa de Criação de Caprinos e Ovinos (Capribov), o assentamento agrário e escola rural na Serra do Monte e a campanha de documentação de mulheres rurais.
O governador em exercício ressaltou a importância da visita, afirmando que demonstra o reconhecimento do potencial da Paraíba nessa área. “A vinda do presidente do Fida e sua comitiva ao nosso estado é de extrema importância, pois representa o reconhecimento do potencial da Paraíba no contexto da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável. Essa visita fortalece nossa parceria e nos inspira a continuar investindo e apoiando iniciativas que impulsionem o crescimento e a qualidade de vida das comunidades rurais em nosso estado”, destacou Ribeiro.
O presidente do Fida, Álvaro Lario, expressou seu otimismo em relação às oportunidades de desenvolvimento e financiamento de novos projetos no estado. "Enxergamos um grande potencial na Paraíba e acreditamos que podemos expandir nossa parceria, desenvolvendo e financiando mais projetos. Nosso objetivo é conectar os pequenos produtores às cadeias de valor, gerando impacto positivo e contribuindo para o crescimento econômico da região”, afirmou.
Em sua segunda etapa, cuja aprovação foi anunciada em junho pelo governador João Azevêdo Lins, o Procase irá investir US$ 105 milhões no desenvolvimento rural sustentável em todos os 223 municípios paraibanos, beneficiando diretamente 50 mil famílias.
Além das visitas aos projetos, o governador em exercício Lucas Ribeiro representará a Paraíba na reunião entre os governadores do Consórcio Nordeste e o Fida, em Brasília, na terça-feira (18).
Também acompanharam a recepção o secretário da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio; e o coordenador do Procase, Nivaldo Magalhães. Integram a comitiva do Fida nesta visita à Paraíba o oficial de Programas do Fida no Brasil, Hardi Vieira, o diretor País do Fida, Claus Reiner, a diretora regional do Fida, Rossana Polastri e o subchefe da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional do Itamaraty, Luiz Keppe.
Procase- O Procase é um projeto desenvolvido pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido em parceria com o Fida e diversas entidades governamentais, e tem como foco o aperfeiçoamento dos sistemas produtivos da agricultura familiar, a implantação de práticas sustentáveis de manejo dos recursos hídricos, a regularização fundiária e ambiental, além de capacitações e tecnologias sociais para promover melhorias no meio rural.




Sergipe Governo de Sergipe avança na implantação do Agiliza Sergipe nas Vigilâncias Sanitárias municipais
Geral PF investiga ligação de policiais com facção criminosa
São Paulo Governo de SP promove Curso Básico de Libras gratuito; inscrições serão abertas nesta quarta (7)
São Paulo Região de São José do Rio Preto: Governo de SP premia 166 professores na 1ª edição do Professor Nota 1.000
São Paulo Outubro Rosa: saiba como mulheres podem fazer mamografia gratuita pelo SUS em SP
Geral Mega-Sena acumula para R$ 100 milhões; confira os números sorteados
Sergipe Procedimento inédito no Huse amplia capacidade de diagnóstico e tratamento de doenças biliares
Dourados - MS Prefeitura adia força-tarefa de limpeza no Jóquei Clube e Vila São Braz devido às chuvas
Legislativo - MS Lei: Costelada da Integração passa a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos de MS Mín. 24° Máx. 41°