
A Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato), um dos maiores eventos agropecuários do norte e nordeste, conta desde o último dia (09) de julho, com uma equipe de agentes recicladores em parceria com a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), a Associação dos Agentes Recicladores de Crato (AARC), o Núcleo Gestor da Expocrato e o Festival Expocrato.
A participação ativa dos recicladores na coleta de materiais recicláveis durante a Expocrato 2023 torna-se um momento crucial para a atuação da associação. A parceria com os órgãos do Poder Público garante melhores condições, uma vez que ocorrem diversas atividades e a circulação de milhares de pessoas no parque de Exposição Pedro Felício, resultando em uma grande quantidade de resíduos. Esses resíduos são fonte de renda para mais de 120 famílias de catadores de recicláveis e, ao mesmo tempo, a manutenção do ambiente limpo e organizado beneficia todos os visitantes do evento, ressaltou o diretor da Semace Crato, Cícero França.

Composto por 45 agentes cadastrados, a equipe está trabalhando dia e noite durante todo o evento. Além da associação cratense, a ação também inclui agentes de recicladores de cooperativas e associação, com expectativa de superar as 10 toneladas coletadas na edição anterior.
Os profissionais receberam uniformes e orientações sobre a atuação no evento. A Prefeitura é responsável pela montagem de uma central de reciclagem, onde os resíduos coletados pelos agentes serão direcionados, pesados e triados. Latinhas de alumínio, garrafas pets, sacos plásticos e outros materiais recicláveis serão coletados e direcionados para a central, instalada em uma das vias de acesso ao espaço de shows.

A Central de Reciclagem também servirá como um ponto de entrega voluntária para os participantes do evento.
ALERTA TEMPO Alerta amarelo: 181 municípios piauienses enfrentam perigo potencial de baixa umidade
ALERTA Defesa Civil emite “alerta severo” no Rio e prevê rajadas de vento de até 76 km/h nesta quarta
Apreensão Operação resgata 12 aves silvestres e conduz dois suspeitos em Parnaíba
Meio Ambiente ABES-SP debate água na Climate Week 2026
Clima Campo Maior entra em alerta de baixa umidade; Inmet emite aviso para 190 municípios do Piauí
Limpeza pública TJ-PI autoriza prosseguimento de licitação da limpeza pública em Teresina
METEOROLOGIA Ceará registra chuvas em 20 municípios nesta terça-feira (21); veja previsão para o estado
Chuvas Forte chuva de 141 mm atinge Floriano e Barão de Grajaú na madrugada desta quarta-feira
Queimadas O Calendário do Fogo no Piauí: Tecnologia e mudança de hábito contra os incêndios florestais Mín. 21° Máx. 38°