
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, nesta sexta-feira (7), o boletim epidemiológico de arboviroses referente a 26ª semana epidemiológica de 2023. De acordo com os últimos dados, dengue, zika e chikungunya apresentaram redução no número de notificações registradas, em relação ao mesmo período do ano passado.
Os casos notificados de dengue apresentaram uma redução de 80,5% em relação ao mesmo período de 2022. Foram 5.756 notificações em 147 municípios em 2023, enquanto que em 2022 foram registrados 29.572 notificações em 207 cidades piauienses.
Baixa Grande do Ribeiro, Beneditinos, Cristino Castro, Inhuma e Jatobá do Piauí são os cinco municípios piauienses com maior incidência da doença durante as últimas 26 semanas epidemiológicas. O estado não registrou óbitos por dengue em 2023.
Em relação à chikungunya, o boletim mostra que o estado apresentou uma redução de 67,6% nas notificações em relação ao mesmo período do ano passado.
São 3.258 notificações em 77 municípios no ano de 2023 contra 10.069 notificações em 146 municípios durante a 26ª semana epidemiológica de 2022. Por outro lado, o estado registrou duas mortes em Teresina.
No ano passado foram três óbitos em decorrência da chikungunya nas cidades de Jaicós, Teresina e Picos.
O boletim apresenta ainda os dados sobre zika, no qual o estado apresentou redução de 81,7% das notificações, com 28 casos em dez municípios. No mesmo período de 2022, foram 153 em 11 cidades piauienses.
Mesmo com essa redução, a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, alerta para a importância da população continuar atuando para impedir o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
“Ao passo que a população faz sua parte, o poder público continua com o monitoramento das cidades e realizando ações de enfrentamento aos vetores, mas precisamos da ajuda de todos para eliminar os focos do mosquito”, reforça a gestora.
Saúde INCA alerta para os riscos de cigarros com sabor e aroma entre jovens Saúde Dois Reis da Babilônia, um Funcionário da Alfândega do Egito e um Tesouro Escondido da Córsega Lideram o Leilão de Antiguidades e Arte Antiga da TimeLine de 2 de junho O Primeiro Dia é o leilão principal que conta com um catálogo impresso exclusivo; as sessões de 3 a 8 de junho são somente online; Moedas, Pesos, F...
Saúde Uso excessivo de telas prejudica criatividade nas brincadeiras
Saúde Diagnóstico precoce pode estabilizar progressão da esclerose múltipla
Vacinação Aeroporto de Fortaleza terá ponto de vacinação contra o sarampo com foco na Copa do Mundo 2026
Saúde Técnica ATTA permite tratar varizes sem internação
Saúde Fatores fisiológicos influenciam ganho e perda de peso
Medicina humanizada Mutirão da saúde em Fortaleza mobiliza hospitais universitários para agilizar exames e cirurgias pelo SUS
Ceará Hospital de Messejana realiza oficinas de alimentação voltada para a saúde do coração de pacientes da Reabilitação Cardíaca Mín. 23° Máx. 35°