Neste domingo (2), o clima de férias toma conta do Viva o Parque. O projeto é realizado em cinco Unidades de Conservação (UCs) estaduais: na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e no Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza; no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia; e no Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha. No Cocó, funciona de 7h às 12h; no Curió, Maranguapinho e Matinha, de 8h às 12h; e no Botânico, de 9h às 13h.
O Viva o Parque é uma boa e saudável alternativa, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), para oferecer à população cearense a oportunidade de se reaproximar da natureza, por meio de atividades gratuitas de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, em UCs sob a gestão da Sema. Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais.
Se você pretende curtir o Viva o Parque, no Sítio Curió, vista sua roupa junina e se prepare para o Arraiá da Floresta. A festa começa às 9h, com muita dança e brincadeiras. Além de toda a animação do arrasta pé e as atividades do Viva o Parque, o Curió ainda oferece aos visitantes, espaços para a realização de piqueniques, aniversários e confraternizações. Tem também o Bosque do Bom Viver, a Areninha e a academia de ginástica, mantida em parceria com a Unimed Ceará. O Bom Viver é um espaço que possui mesinhas para jogos de dama, xadrez e um cantinho para bate papo, leitura, ou mesmo, para uma paradinha após caminhadas nas trilhas.
No Parque do Cocó, dentro da programação do Viva o Parque, tem arvorismo sábado e domingo, nos horários das 8h às 12h e das 14 h às 17h. Para a prática do esporte é necessário gozar de boa saúde, ter altura acima de 1,50m e peso máximo de 100kg. Uma outra opção de lazer no Cocó é navegar no rio e apreciar a rica biodiversidade do parque. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. É importante destacar que para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85) 98527.8216.
No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber o projeto, o Viva o Parque será realizado no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, na ARIE Riacho da Matinha. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir uma boa refeição em família, na área dos quiosques, ao lado do espelho d’água. O Botânico tem 6 km de trilhas em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças, coordenam as atividades.
Serviço:
Projeto Viva o Parque
Parque Estadual Botânico do Ceará
Data: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, KM 3, próximo ao posto da Polícia Rodoviário Estadual (PRE) no entroncamento das CE O90 e 085 – Caucaia
Parque Estadual do Cocó
Data: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N – Fortaleza
ARIE do Sítio Curió
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua – Lagoa Redonda – Fortaleza
APA do Rio Maranguapinho
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, próximo à EEEP Darcy Ribeiro – Canindezinho – Fortaleza
ARIE Riacho da Matinha
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante – Crato
Mín. 21° Máx. 40°