
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (23), maioria de votos para rejeitar denúncia apresentada contra a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o ex-ministro Paulo Bernardo.
O caso é julgado pelo plenário virtual do STF, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento será finalizado às 23h59.
O processo envolve denúncia apresentada em 2017 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a cúpula do PT. Na ocasião, Gleisi e Paulo Bernardo foram acusados de receber R$ 1 milhão oriundo das operações do doleiro Alberto Youssef, um dos delatores da Operação Lava Jato.
Até o momento, sete dos dez atuais integrantes da Corte votaram para rejeitar as acusações. Prevalece o voto do relator, ministro Edson Fachin. Para o ministro, deve ser seguido o novo parecer, enviado em março deste ano, no qual a PGR defendeu a rejeição da denúncia.
“Compreendo que a falta de interesse da acusação em promover a persecução penal em juízo, por falta de justa causa, em razão de fatores supervenientes à apresentação da denúncia, deve ser acatada neste estágio processual”, afirmou Fachin.
Além do relator, também votaram pela rejeição da denúncia os ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.
Justiça Combate aos crimes no setor de combustíveis no Rio terá ação integrada
Justiça Operação mira lavagem de R$ 100 milhões provenientes de facções
Justiça Caso Marielle: Moraes determina cumprimento imediato de penas
FEMINICÍDIO Acusado de matar ex-mulher com mais de 10 facadas na frente de escola é condenado no Ceará
DIREITO Último dia: TJMA e PGE encerram prazo da 4ª rodada de acordos diretos de precatórios
TJ-PI Tribunal de Justiça do Piauí mantém ação penal contra prefeito de Elesbão Veloso por desvio e fraude em licitações Mín. 22° Máx. 35°