
Bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) passarão a se equiparar às bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo Governo do Maranhão, durante a abertura do Fórum Nacional Consecti & Confap, em São Luís.
Até a sexta-feira (16), o Maranhão sedia o fórum que reúne presidentes das 27 fundações de Amparo à Pesquisa e secretários estaduais de Ciência e Tecnologia de todo o país para discutir políticas para o setor.
O governador Carlos Brandão afirmou que o objetivo é incentivar ainda mais os pesquisadores maranhenses, que têm elevado o nível da pesquisa científica produzida no estado. “Estamos avançando na criação de startups, em diversas edições internacionais os alunos do nosso IEMA venceram campeonatos de robótica e agora estamos disputando o quinto título na Alemanha”, compartilhou.
Inácio Arruda, secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, que representou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) no evento, ressaltou que o Maranhão é um dos estados brasileiros que mais investe no setor. “Proporcionalmente, o Maranhão é o segundo estado do país que mais investe em ciência, tecnologia e inovação. Isso mostra o compromisso do governo estadual com a produção científica”, disse Arruda.
Fórum Nacional Consecti & Confap
O fórum é uma realização do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (Secti) e FAPEMA, à frente da organização do evento na capital maranhense.
Para o presidente da FAPEMA, Nordman Wall, o fórum promove debates necessários acerca da pesquisa científica, como o papel das políticas públicas para o setor. “Nesse sentido, o Governo do Maranhão vem mostrando sua decisão acertada em investir, firmemente, na pesquisa, ciência e na tecnologia, entendendo o reflexo positivo no desenvolvimento de uma nação”, frisou.
Já para secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Natássia Weba, o Maranhão está alinhado à nova estratégia nacional de ciência, tecnologia e inovação. “O Governo do Estado trabalha pela defesa e a popularização da ciência, a universalização do acesso aos bens gerados pelo desenvolvimento científico e tecnológico, a difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população e a resolução dos problemas sociais”, afirmou.
“Iremos debater e propor os melhores projetos, soluções, ações e programas para a construção de um futuro melhor para o nosso país por meio da ciência, tecnologia e inovação, que são fundamentais para elevar nossos indicadores sociais e econômicos”, declarou o presidente do Consecti e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas, Sílvio Bulhões.
Odir Dellagostin, presidente da Confap, afirmou que o evento aprofunda os debates no setor ao reunir as principais agências, órgãos e entidades nacionais de fomento à pesquisa, ciência e tecnologia. “Desta forma, nós podemos dar uma importante contribuição para o fortalecimento da pesquisa científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação. O Brasil precisa cada vez mais produzir mais ciência e nós estamos aqui justamente para chegarmos a este novo patamar”, comentou.
Mais investimentos
Além da equiparação dos valores das bolsas FAPEMA ao CNPq CAPES, o Governo do Maranhão já desenvolve uma série de ações para o desenvolvimento científico, tecnológico e apoio à pesquisa no estado.
Por meio da FAPEMA são desenvolvidas ações como o Mais Inovação, que estimula a qualificação de estudantes e pesquisadores maranhenses por meio da concessão de bolsas de estudo que se enquadrem nas áreas prioritárias da política de crescimento do IDH e em setores estratégicos para o desenvolvimento do estado.
A Fundação também promove o Mais Ciências, programa de apoio a projetos de pesquisa que promovam o aumento da base de conhecimento em Instituições de Ensino Superior (IES), centros tecnológicos e de pesquisa, sediados no Maranhão.
Por meio da Secti, já foram investidos mais de R$ 4 milhões para o desenvolvimento de 300 startups. O projeto Luminus estimula o empreendedorismo nas universidades e o Inova Galera estimula o desenvolvimento de startups nas escolas.
A pasta desenvolve ainda o Cidadão do Mundo, que já levou mais de 400 estudantes para fazerem intercâmbio no exterior. E também o Maratoninha Maker, projeto de ensino de programação eletrônica e robótica para crianças.
Através das estações Tech, a Secti também capacita maranhenses em inovação tecnológica nos municípios. Atualmente, são 32 construídas e até o fim do ano a meta é entregar 150 novas estações.
Por fim, o programa Trilhas leva capacitação com conteúdo 100% on-line e o programa Centelha, do governo federal e executado pela Secti, fomenta a inovação e o empreendedorismo para que as empresas maranhenses possam transformar os seus projetos em negócios de sucesso.
Geral Marina Silva recebe maior condecoração da França em Brasília
Ceará Cursos EAD da EGPCE ultrapassam 54 mil matrículas em 18 meses
Piauí Governo amplia mobilidade entre Teresina e José de Freitas com obras viárias e novo acesso à Meruoca
Piauí Rodovias, Unidade de Segurança e aeródromo marcam investimentos do Governo do Piauí em Barras
Piauí Governo do Estado vai asfaltar 11 ruas estratégicas de Monsenhor Hipólito com investimento superior a R$ 2,1 milhões
Piauí Fapepi lança edital para ampliar pesquisa científica e fixar doutores no interior do Piauí Mín. 21° Máx. 36°